Um franco-atirador aponta para você nessas fotos, mas você não sabe
Imagens criadas pelo artista Simon Menner em 2010 voltam a ser virais
Nas últimas semanas, as redes sociais compartilharam de forma recorrente vários jogos de acuidade visual, como as ilustrações que trazem pandas escondidos ou a fotografia em que 550 ovelhas se camuflam em uma paisagem de neve. Esta nova moda à la Onde está Wally? Fez com que as imagens criadas pelo artista Simon Menner voltassem a se popularizar, seis anos depois de sua publicação original. Nelas, franco-atiradores do Exército alemão se ocultam em florestas do país. É bem mais difícil encontrá-los do que nos casos anteriores, principalmente porque essas fotografias, que compõem o projeto Camouflage, não foram concebidas como um passatempo online. Embora elas tenham a intenção de constituir uma interpretação conceitual dos conflitos armados, a rede exibiu incessantemente as soluções da suposta charada.
“Não concordo com o fato de haver vídeos no YouTube que usam o meu trabalho como um jogo, mesmo que isso me pareça engraçado”, comenta o alemão, por correio eletrônico, para o Verne. Menner apresentou uma queixa contra o site de vídeos pelo fato de que alguns deles violam a propriedade intelectual de suas obras.
“Há nessas imagens franco-atiradores camuflados, mas, se eles são invisíveis, é graças ao seu enorme profissionalismo. Apontam sua arma para a câmera e, portanto, para toda pessoa que está olhando a foto”, explica Menner em seu site.
As fotografias foram feitas com apoio do Exército alemão, que permitiu que um franco-atirador trabalhasse no projeto durante todo um dia em 2010. Três anos depois, Menner decidiu ampliar o Camouflage com uma nova sessão fotográfica nos Alpes alemães.
“Em várias imagens, não há traços do franco-atirador (pelo menos não na resolução da web). Há pessoas colocando as imagens na internet com círculos vermelhos mostrando o que seria a solução, mas, mesmo assim, milhares de pessoas ainda tentam encontrar esses soldados ocultos. Que continuem procurando”, conclui o autor da série fotográfica.
Nesta imagem, é possível ver um dos soldados pouco antes de ele se fundir com a paisagem. Seu uniforme faz com que, quando esconde o rosto, seja quase impossível detectá-lo.
Para aqueles que não querem ficar na dúvida, estas imagens indicam a localização dos franco-atiradores em cada foto.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.