_
_
_
_

Diretora do FMI diz que o crescimento global em 2016 será “decepcionante”

Christine Lagarde acredita que as fragilidades financeiras e os desafios dos emergentes levarão a evoluções desiguais entre países

A diretora do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde
A diretora do Fundo Monetário Internacional, Christine LagardeEFE

O crescimento econômico global será “decepcionante e desigual” no próximo ano, adverte a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, em um artigo para o jornal alemão Handelsblatt publicado nesta quarta-feira.

Mais informações
Por que os economistas erraram em prever o tombo da economia brasileira em 2015?
Berzoini: “É hora de quebrar a cabeça para achar o caminho do crescimento”
Dilma paga pedaladas até de 2015 para enfraquecer argumento do impeachment

“Em muitos países, o setor financeiro ainda tem fraquezas e nos mercados emergentes os riscos financeiros estão aumentando. Tudo isso significa que o crescimento global será decepcionante e desigual em 2016”, afirma Lagarde, que faz referência ao aumento das taxas de juros nos Estados Unidos, à desaceleração econômica na China e aos efeitos da queda dos preços do petróleo em muitas economias emergentes produtoras do insumo.

Além disso, a diretora-gerente do FMI acrescenta que a baixa produtividade, o envelhecimento da população e os efeitos da crise financeira global freiam o crescimento, o que enfraqueceu as perspectivas a médio prazo.

E com o aumento das taxas de juros nos EUA, Lagarde manifesta sua preocupação com o efeito sobre outras economias. “Muitos países fizeram dívidas, que incluem uma parcela significativa em dólares”, diz. “As taxas em alta e o dólar forte poderiam levar à inadimplência de empresas e se estender perigosamente aos bancos e estados”, adverte.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_