Seleccione Edição
Login

Na estrada com Bond, James Bond

Do México à Índia, 11 cenários míticos dos filmes do agente secreto 007

  • El Zócalo, um dos lugares mais emblemáticos da Cidade do México
    1El Zócalo, um dos lugares mais emblemáticos da Cidade do México, é o cenário escolhido para o início de '007 contra Spectre', a última aventura de James Bond, interpretado por Daniel Craig. As máscaras das caveiras, a música e as roupas festivas recriam o dia dos mortos. A cidade foi palco da estreia internacional do filme em 2 de novembro passado.
  • Daniel Craig posa para a imprensa com os Alpes ao fundo
    2Mais de 22.000 quilômetros de pistas de esqui transformam a Áustria num destino fetiche para os amantes da neve. A cordilheira alpina que atravessa o país testemunhou as andanças de Bond em mais de uma ocasião. A última foi em '007 contra Spectre': a estação de esqui de Sölden é o cenário de uma das principais cenas de ação do filme, com motos de neve e, claro, um Aston Martin. Na imagem, Daniel Craig posa para a imprensa com os Alpes ao fundo.
  • '007 – Somente para Seus Olhos
    3O ator Roger Moore na pele de 007 caindo de um paredão de 500 metros de altura é uma das cenas de maior tensão e beleza de '007 – Somente para Seus Olhos'. Blocos gigantescos de arenito se elevam no vale de Meteora, na Grécia. Mais espetaculares ainda são seus mosteiros (na imagem, o de Roussanou), construídos no século XIV.
  • Istambul
    4James Bond tem predileção por certos lugares, e um deles é Istambul. “Deveria ter sido um espetáculo das ‘Mil e Uma Noites’, mas, aos olhos de Bond, que o via por cima do teto dos bondes e dos modernos outdoors que se alinhavam ao longo da margem, parecia a decoração de um teatro que foi maravilhoso em outra época”, escreveu Ian Fleming, pai literário do espião. Durante a gravação de 007 – 'Operação Skyfall', uma das motos dos especialistas bateu numa fachada de 300 anos no Grande Bazar (na foto, seu interior), provocando alguns danos.
  • Roger Moore desce como Bond pela maior geleira islandesa: o Vtnajökull
    5Perseguido por vários esquiadores, Roger Moore desce como Bond pela maior geleira islandesa: o Vtnajökull (na foto). Livra-se deles, mas é perseguido por um helicóptero. Usa então sua perícia para fazer com que o aparelho exploda ao bater no gelo. Pearce Brosnan também percorreu essa reserva natural, a maior da Europa, mas de carro (no filme '007 Um Novo Dia para Morrer'). O conjunto natural abrange o parque nacional de Jökulsárgljúfur e o de Skaftafell.
  • Lago di Garda
    6Com 50 quilômetros de envergadura, o Lago di Garda é o mais comprido da Itália. De um dos extremos da massa de água, os olhos observam um horizonte idêntico ao mar. Ao redor dele, há uma rodovia estreita em que Bond foge a toda velocidade de seus perseguidores, que acabam caindo por um barranco. Durante os testes de gravação, um dos cinco Aston Martin usados terminou na água. Por sorte, sem Daniel Craig dentro.
  • um dos refúgios de Elliot Carver em '007 – O Amanhã Nunca Morre'
    7Patrimônio mundial, este conjunto de 1.600 ilhas, em sua maioria virgens, era um dos refúgios de Elliot Carver em '007 – O Amanhã Nunca Morre'. Carver, um magnata da tecnologia, coloca em risco a paz mundial ao estremecer a relação entre a Grã-Bretanha e a China. Bond (Pearce Brosnan) é lavado a esse lugar ao ser detido por seus inimigos.
  • agente 007 percorre o lago Pichola em '007 Contra Octopussy'
    8A bordo de um barco conduzido por mulheres, o agente 007 percorre o lago Pichola em '007 Contra Octopussy' até chegar ao Taj Lake Palace, uma construção de mármore branco que engloba toda uma ilha do lago indiano. O palácio funciona como hotel onde os hóspedes passam a noite pagando a partir de 440 euros (1740 reais).
  • romance Thunderball ('Chantagem Atômica')
    9A organização criminosa conhecida como Spectre, nome que dá título ao último filme de Bond, aparece já no romance Thunderball ('Chantagem Atômica'). A tentativa de evitar que o mundo voe pelos ares leva 007 até as Bahamas. Desde então, voltou às ilhas em várias ocasiões, visitando Nassau e Paradise (na foto).
  • Bond chega até a baía de Phang Nga
    10Bond chega até a baía de Phang Nga em seu pequeno avião, desviando de uma série de formações rochosas que transformam a ilha tailandesa de Ko Tapu numa imagem única. Nesse mesmo cenário, 007 e o vilão Scaramanga se enfrentam num duelo de pistolas. A cena deixou a ilha tão famosa que foi renomeada com o nome do espião. O ator que encarnou Scaramanga, Christopher Lee, era parente distante de Ian Fleming.
  • James Bond tem uma praia jamaicana, seu nome é Ocho Ríos
    11Tudo começou nesta ilha. Ian Fleming imaginou um agente secreto ao ver o azul profundo do mar da Jamaica e criou suas aventuras. Se James Bond tem uma praia jamaicana, seu nome é Ocho Ríos, a mesma em que Ursula Andress emerge da água com seu já mítico biquíni branco e uma faca na cintura. Nesta ilha é possível visitar a casa onde morou o escritor.
  • 12