Mascherano admite fraude de mais de 6 milhões de reais à Receita Federal
Jogador do Barcelona ocultou rendimentos com direitos de imagem entre 2011 e 2012
O jogador do Barcelona Javier Mascherano reconheceu nesta quinta-feira perante o juiz ter fraudado a Fazenda em mais de 1,5 milhão de euros (cerca de 6,4 milhões de reais) ao ocultar da Agência Tributária os rendimentos de seus direitos de imagem em 2011 e 2012. Segundo fontes judiciais, o jogador admitiu os dois delitos contra o Ministério da Fazenda e nem a Promotoria nem a Advocacia do Estado lhe fizeram perguntas no interrogatório. O argentino ficou poucos minutos no tribunal.
Mascherano já pagou em setembro os mais de 1,5 milhão de euros sonegados, após ter utilizado "formas e sedes jurídicas eleitas com extrema precisão", que incluem sociedades em paraísos fiscais, segundo a Promotoria.
O jogador usou duas estratégias para esta fraude: não declarar as rendas obtidas com a assinatura do contrato com a Nike em uma sociedade domiciliada nos Estados Unidos e simular a cessão de seus direitos de imagem a uma entidade puramente instrumental domiciliada em Madeira (Portugal).
Mascherano conseguiu que os rendimentos de seus direitos de imagem ficassem escondidos da Fazenda Espanhola em 2011 e 2012, anos em que residia na Espanha e tinha que ter declarado o imposto pela totalidade das rendas obtidas em direitos de imagem. Concretamente, em 2011 o futebolista pagou somente 128.706 euros dos 716.528 que teria que ter pago, e em 2012 foram 281.115 do total de 1.250.023 que lhe correspondiam.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.