_
_
_
_

Chanel entra na febre de Cuba: vai desfilar pela primeira vez em Havana

A 'maison' francesa desfilará em Havana em maio que vem e não é a única interessada

Modelo Kendall Jenner no último desfile da ‘maison’ francesa
Modelo Kendall Jenner no último desfile da ‘maison’ francesaGetty

Miami, Veneza, Cingapura, Dubai, Seul e... Cuba. Desde o ano 2000, as coleções Cruzeiro da Chanel viajaram pelo mundo todo e, por fim, Karl Lagerfeld revelou seu próximo destino. Como já tinham adiantado vários meios de comunicação internacionais, a casa de moda francesa realizará seu primeiro desfile na América Latina, e Cuba é a localização escolhida.

Mais informações
São Paulo Fashion Week: 20 anos e de volta às raízes da moda brasileira
A lição de Anna Wintour
Lea T, uma mulher de primeira
Tudo sobre Cuba

Em 3 de maio do próximo ano, Havana vai se transformar excepcionalmente em uma passarela não só para os desenhos da proposta Cruzeiro 2016-2017, mas também para o séquito de famosos que comparecem a cada um dos shows da maison. Além de tornar Cuba o cenário de suas propostas, Lagerfeld, que não dá ponto sem nó, vai inspirar sua coleção nas referências estéticas e cores do país caribenho. "A riqueza cultural e a abertura de Cuba ao mundo fazem do país uma fonte de inspiração para Karl Lagerfeld e para a Chanel”, informou a marca em comunicado.

A passagem da Chanel pela capital cubana é uma clara declaração de intenções que se soma às iniciativas que outras marcas, como a Louis Vuitton (realizou o patrocínio artístico de uma mostra realizada em maio deste ano), estão tendo para tirar proveito da abertura comercial que se iniciou no país. Lembremos que há algumas semanas Proenza Schouler e Stella McCartney, com maior ou menor sucesso e acerto, também apresentaram coleções inspiradas em Cuba.

Karl Lagerfeld faz saudação depois de seu último desfile em Paris.
Karl Lagerfeld faz saudação depois de seu último desfile em Paris.

A decisão da casa francesa e do kaiser parece ser parte da febre por Cuba que está começando a despontar. As fotos de Rihanna posando em várias localizações de Havana Velha para a Vanity Fair que foram divulgadas há alguns dias, o editorial da Porter Magazine –a revista da gigante de luxo online Net-a-porter– ambientado no país caribenho e as recentes visitas de famosos como Mick Jagger e Katy Perry dão pistas de como pode evoluir o futuro da ilha após o restabelecimento das relações com os Estados Unidos, em julho do ano passado.

Como bem afirma o Modaes.es, a moda espanhola não é desconhecida na ilha, apesar do hermetismo do país. Em 2014, as empresas espanholas de moda exportaram à ilha produtos avaliados em 26,4 milhões de euros (114,2 milhões de reais), e companhias espanholas como a Mango já têm presença física no país. Quanto tempo levará para a Chanel abrir sua boutique no coração de Havana?

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_