_
_
_
_
_

Amancio Ortega, da Zara, é o homem mais rico do mundo segundo a ‘Forbes’

O fundador de Inditex adianta a Bill Gates, que na lista de Bloomberg ainda segue primeiro

Amancio Ortega, em uma imagem de arquivo.Foto: reuters_live | Vídeo: EFE / REUTERS LIVE

Amancio Ortega se posicionou nesta sexta-feira, 23 de outubro, como o homem mais rico do mundo, segundo a lista da revista Forbes atualizada com o aumento da cotação da Inditex, grupo que controla a Zara e outras marcas de roupa, na Bolsa. As ações do grupo presidido por Pablo Isla chegaram hoje a seu máximo histórico, e por isso a fortuna do fundador da Inditex ultrapassa pela primeira vez os 70 bilhões de euros (cerca de 280 bilhões de reais).

A revista Forbes avaliou a fortuna do empresário espanhol em 79,6 bilhões de dólares, mais de 300 bilhões de reais no câmbio atual. Com isso, Ortega ultrapassa Bill Gates, o fundador da Microsoft, cuja fortuna subiu para 78,1 bilhões de dólares hoje.

Mais informações
Por que as modelos da Zara estão tão tristes?
Roupa de angorá que Zara retirou das lojas chega aos refugiados do Líbano
Zara limita as compras na Venezuela a cinco itens por mês
A Zara tira de circulação uma blusa acusada de evocar o Holocausto
‘Forbes’ publica a primeira lista dos ‘Youtubers’ mais ricos do mundo

Avaliar uma fortuna dessa monta não é fácil, especialmente quando a pessoa que a detém não possui apenas ações de empresas de capital aberto, mas também imóveis e outras sociedades. Isso explica em parte porque, segundo a lista da Bloomberg, Ortega ainda não é o mais rico do mundo. Nessa lista, Gates mantinha uma vantagem de cerca de 7 bilhões de dólares na quinta-feira, e dessa forma nem mesmo a reavaliação da Inditex reduziria essa distância.

No caso de Ortega, só a participação dos 59,294% no controle da Inditex, o grupo da Zara, está avaliado em cerca de 62,3 bilhões de euros (cerca de 250 bilhões de reais), ao preço de 134,20 por título na cotação da sexta-feira, dia 23, ao meio-dia. O valor da Inditex na Bolsa se multiplicou nos últimos anos. Seu presidente, Pablo Isla, foi reconhecido recentemente como o terceiro executivo mais bem sucedido do mundo pela Harvard Business Review.

Uma fortuna criada do zero

Amancio Ortega é um multimilionário que começou a fabricar batas para senhoras em uma oficina de La Coruña há cerca de meio século, em uma empresa que se chamava GOA (as iniciais de Amancio Ortega Gaona invertidas).

Ortega decidiu comercializar diretamente as roupas que fabricava e em 1975 abriu a primeira loja da Zara em A Coruña. O sucesso da Zara permitiu sua expansão com novas lojas nas principais cidades espanholas. Em 1977, GOA e Samlor, as primeiras fábricas da marca, se instalaram em Arteixo, perto de A Coruña, onde em 1984 ele abriu seu primeiro centro logístico. Em 1985 foi fundada a Inditex como holding do grupo, que abriu o capital em 2001. Desde a estreia na Bolsa, a cotação se multiplicou mais de 11 vezes e a empresa foi duplicando os dividendos a cada cinco anos, aproximadamente.

A empresa se internacionalizou a partir de 1988, quando abriu sua primeira loja no Porto, em Portugal. A Zara abriu suas portas em Nova York em 1989 e em Paris em 1990. Hoje, a Inditex está presente em 88 mercados, com mais de 6.700 lojas. O grupo tem oito redes principais. O grupo criado do zero por Amancio Ortega emprega atualmente mais de 140.000 trabalhadores.

Além disso, Amancio Ortega investiu boa parte de seus lucros e dividendos com as ações da Inditex para criar em paralelo um império imobiliário muito internacionalizado. A Pontegadea Inmobiliaria se transformou na maior imobiliária espanhola. Tem grandes investimentos em Londres, mas também está presente em muitos outros países.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_