_
_
_
_

Facebook, o que está acontecendo?

A rede social oculta o motivo da instablilidade que fez seu serviço sair do ar mundialmente

José Manuel Abad Liñán
Un usuario intenta acceder a su cuenta de Facebook.
Un usuario intenta acceder a su cuenta de Facebook.Gema García

O Facebook voltou a ficar fora do ar em todo o mundo, na segunda-feira. A rede, que conta com 1,49 bilhões de usuários, ficou fora do ar durante 42 minutos, segundo o site currentlydown.com, assim como o Instagram, pertencente ao Facebook, que tem 400 milhões de usuários e permaneceu em pane durante 44 minutos.

Os incidentes se somam a uma lista de falhas de serviço. O mais recente havia ocorrido no dia 24 de setembro e durou entre 14 e 22 minutos, segundo várias fontes.

Mais informações
Botão “não curti” no Facebook não vai ser como você imagina
Facebook e Instagram lançam serviço para caçar tendências
Facebook, o grande mercado dos traficantes de seres humanos
‘The Washington Post’ publicará todas as matérias no Facebook

Em sua única referência oficial à saída do ar da segunda-feira, o Facebook reiterou a mensagem habitual de outros incidentes: “Por volta das 11h desta segunda-feira [15h em Brasília], muitos usuários tiveram problemas para acessar os serviços do Facebook de maneira intermitente e por um curto período de tempo. Já restabelecemos 100% dos serviços para todos. Pedimos desculpas a quem possamos ter causado incômodos”.

Uma fonte da empresa confirmou que a última pane durou menos de uma hora e ocorreu em todo o mundo. Na falha anterior, o Facebook afirmou que o problema se devia a um “erro interno” e que estava trabalhando para resolvê-lo. Na segunda-feira, sem explicar o motivo da queda, fontes da companhia disseram ao EL PAÍS que o incidente não está relacionado ao anterior.

Em vermelho, a localização dos incidentes recolhidos pelo site currentlydown.com, durante a falha do Facebook na segunda-feira.
Em vermelho, a localização dos incidentes recolhidos pelo site currentlydown.com, durante a falha do Facebook na segunda-feira.currentlydown.com

Nos últimos 12 meses, o Facebook saiu do ar sete vezes. Nos poucos casos em que a rede social fez declarações à imprensa, ela se limitou a pedir desculpas e a apontar para problemas decorrentes de mudanças em seu serviço. O Facebook negou expressamente que as falhas tenham sido resultado de ciberataques. As últimas quedas não atingiram nem a versão em aplicativo para celulares nem o serviço de troca de mensagens instantâneas vinculada à rede social, o Messenger.

Descarta-se um ciberataque

Para o especialista em segurança da internet David Sancho, engenheiro de programas antivírus e diretor na Espanha da Trend Micro, “esse tipo de queda no serviço de grandes sites muito raramente se devem a ciberataques”. O mais comum é o ataque conhecido como negação de serviço, pelo qual o site recebe um enorme número de visitas repentinamente e limitam a largura da banda, bloqueando a página. “Em geral, sites dessa envergadura contratam serviços especiais de empresas externas que vão ampliando a largura da banda disponível assim que se detecta esse tipo de ataque. É algo muito caro, mas os gigantes podem se permitir isso”, explica Sancho.

Nos últimos 12 meses, o Facebook saiu do ar sete vezes

A saída do ar atingiu igualmente usuários particulares e anunciantes. Em seu relatório de resultados no segundo trimestre de 2015, o Facebook reconheceu o faturamento de 3,83 bilhões de dólares em publicidade e de 215 milhões de dólares pelo conceito de “pagamentos e outras taxas”.

A Associação Espanhola de Anunciantes não recebeu nenhuma queixa pela queda do serviço por parte de seus associados.

Quedas no último ano

28 de setembro: o serviço sai do ar por 42 minutos. O Facebook não esclarece a causa. Fontes da empresa se limitam a indicar que se trata de algo diferente do ocorrido quatro dias antes.

24 de setembro: o serviço sai do ar por um período entre 14 e 22 minutos, segundo fontes. O Facebook pede desculpas alegando um "erro interno".

1 de agosto: o serviço sai do ar por 23 minutos. O site apresenta a mensagem habitual: "Lamentamos, mas algo falhou. Estamos trabalhando para resolver o problema assim que possível".

19 de julho: o serviço sai do ar durante 21 minutos.

19 de junho: o serviço sai do ar por 29 minutos. Um porta-voz do Facebook, Iain Waterman, declara ao jornal The Guardian: "Esta manhã tivemos um problema que impediu os usuários a postar coisas no Facebook por um curto período de tempo. Solucionamos o problema rapidamente e já estamos funcionando a 100%. Lamentamos qualquer incômodo".

26 de janeiro: o serviço sai do ar por 53 minutos. O Facebook afirma à agência Reuters: "Não foi obra de um ataque de terceiros, mas sim uma falha ocorrida ao introduzirmos uma mudança que afeta nossos sistemas de configuração. Os serviços já estão 100% de volta para todos".

28 de outubro de 2014: o serviço sai do ar por 19 minutos.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_