_
_
_
_

Burger King oferece ‘trégua’ ao McDonald’s na guerra do hambúrguer

Para comemorar o Dia da Paz, rede dos EUA deseja criar o McWopper, um sanduíche misto

O Burger King quer deixar de lado sua rivalidade com o McDonald’s – mesmo que só por um dia. A rede norte-americana de fast food propôs ao seu histórico concorrente a criação de um lanche que misturaria os dois sanduíches-símbolo das respectivas empresa, o Whopper e o Big Mac, para serem vendidos em uma lanchonete que seria aberta em Atlanta (EUA) especialmente para essa ocasião e apenas durante um – um restaurante pop up, no jargão do marketing.

O lucro seria destinado a uma organização que promove a paz mundial, numa iniciativa que poderia ser batizada de Diplomacia do McWhopper. “Estamos sendo totalmente transparentes na nossa proposta, porque queremos que seja levada a sério”, diz o vice-presidente de gestão global do Burger King, o brasileiro Fernando Machado. “Seria maravilhoso se o McDonald’s aceitasse colocar a ideia em prática.”

Mais informações
“Os brasileiros do Burger King inspiraram um modelo de gestão global”
McDonald’s perde o sorriso
A hora de subir os salários, por PAUL KRUGMAN
McDonald's deixa de comprar frangos tratados com antibióticos
Os trabalhadores do McDonald’s se rebelam pelos salários baixos

O Burger King criou um site chamado mcwhopper.com, com versões em inglês, espanhol, alemão e português, no qual divulga uma primeira proposta de como seria o McWhopper. A mistura de ingredientes busca ser o mais equitativa possível. Pega seis ingredientes do Big Mac (entre eles a carne, o queijo e o molho especial) e seis do Whopper (o que inclui a carne grelhada na churrasqueira, a cebola e o pepino em conserva, entre outros).

O Burger King, com sede em Miami, é parte do grupo de alimentação Brands International, pertencente a Warren Buffett, um dos homens mais ricos do planeta. A rede também propôs que, durante o evento, os funcionários atendam à clientela com um uniforme que misture elementos dos trajes usados habitualmente nas duas redes.

O McWhopper.
O McWhopper.

Para chamar a atenção para sua iniciativa, o Burger King publicou na quarta-feira anúncios de página inteira em dois jornais de grande circulação dos Estados Unidos, The New York Times e Chicago Tribune. Este é o jornal de referência em Oak Brook, a cidade de Illinois onde fica a sede do McDonald’s. O anúncio é apresentado na forma de uma carta aberta ao rival, fazendo a oferta.

O Burger King explica que a escolha de Atlanta para acolher o restaurante pop up não é aleatória – deve-se ao fato de a cidade estar aproximadamente a meio caminho entre as sedes das duas empresas, que são as maiores redes de lanchonetes do mundo.

Dia Internacional da Paz

Se houver um acordo, o evento aconteceria em 21 de setembro, coincidindo com o Dia Internacional da Paz. A entidade que receberia o valor arrecadado seria a Peace One Day, organização não-governamental que busca fazer dessa data um “dia de unidade global e entendimento entre culturas como nunca a humanidade jamais conheceu”.

O Burger King diz que o McWhopper pode servir para trazer uma “trégua” de um dia na guerra dos hambúrgueres, além de promover a iniciativa da ONG Peace One Day. “Sendo as duas maiores marcas [de fast food] do mundo, estamos em posição de promover uma mudança e aproveitar nosso tamanho e nossos recursos para fazer do mundo um lugar melhor”, disse a empresa.

Horas depois de a proposta do Burger King se espalhar pelo mundo, o CEO do McDonald's, Steve Easterbrook, respondeu, por meio de nota divulgada pelas redes sociais da multinacional, que sua empresa "adorava a intenção" do concorrente, mas que acredita que "nossas duas marcas juntas poderiam realizar algo maior para fazer a diferença". "Nos comprometemos a criar conscientização no mundo inteiro, talvez vocês se unam a nós em um esforço global significativo?", questionou Easterbrook, acrescentando ao fim da nota que "da próxima vez, um simples telefonema seria o suficiente".

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_