_
_
_
_
_

Pequim, a primeira cidade a ter os Jogos Olímpicos de Inverno e de Verão

Capital chinesa, que abrigou a Olimpíada em 2008, competia com a cidade cazaque Almaty

Comemoração da vitória de Pequim em Zhangjiakou.Foto: atlas | Vídeo: JASON LEE

A cidade de Pequim foi escolhida como sede dos XXIV Jogos de Inverno de 2022, após votação dos membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) em sua 128ª sessão, realizada em Kuala Lumpur (Malásia). O presidente do COI, Thomas Bach, anunciou a candidatura vencedora após uma votação na qual participaram 85 dos 101 membros do comitê (entre os que não votaram encontravam-se ele, os três representantes chineses e o presidente da FIFA, Joseph Blatter).

O anúncio foi bastante celebrado pela a delegação chinesa, liderada pela vice-primeira-ministra Liu Yandong e na qual também estava o ex-jogador de basquete Yao Ming, após quase dois anos de disputa para conseguir essa designação. A capital chinesa, que competia com a cazaque Almaty, se transforma na primeira cidade da história a abrigar os Jogos de Verão, dos quais foi sede em 2008, e os de Inverno, com somente 14 anos de diferença. Pequim era a favorita, mas a votação – que precisou ser repetida, provavelmente por problemas técnicos – foi muito disputada, já que a capital chinesa conseguiu 44 apoios e a cidade cazaque 40.

Mais informações
COI suaviza os temores iniciais sobre a organização da Rio 2016
Pan-americano gera otimismo para as Olimpíadas de 2016 no Rio
Remoções na Vila Autódromo: o lado B das Olimpíadas do Rio
Que legado grandes eventos trazem para os direitos humanos no Brasil?

Os principais pontos da candidatura eram o grande potencial financeiro da China, a experiência da cidade em importantes eventos esportivos e a possibilidade de aumentar o gosto por modalidades de inverno entre os milhões de chineses. A candidatura foi bem-sucedida com uma proposta arriscada, de realizar as provas sobre gelo em Pequim (muitas delas nos mesmos estádios das Olimpíadas de 2008), as de esqui nórdico em Zhangjiakou, a 250 quilômetros, e as de esqui alpino em Yanqing, na metade do caminho e aos pés da Grande Muralha.

Frente à distância das instalações, Pequim argumentou que estarão ligadas por trens de alta velocidade, fazendo com que o caminho entre elas seja percorrido em menos de meia hora. A possível falta de neve, algo normal no árido norte da China, será compensada com o uso de canhões artificiais, enquanto Pequim investirá nos próximos anos 160 bilhões de dólares (535 bilhões de reais) para reduzir sua poluição atmosférica.

Almaty tentava ser a primeira cidade da Ásia Central a abrigar uma edição dos Jogos Olímpicos, e baseava sua candidatura principalmente na maior proximidade das instalações esportivas e muito mais quantidade de neve natural do que as montanhas do norte chinês.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_