Seleccione Edição
Login
IBM

Warren Buffett perde um bilhão de dólares em dois dias com a IBM

Ações da companhia caem com força depois da divulgação de maus resultados

O investidor Warren Buffett
O investidor Warren Buffett

Os oráculos também falham. Warren Buffett, um dos maiores investidores da história, viu 1,024 bilhão de dólares (3,309 bilhões de reais) se esfumaçarem em apenas dois dias. O motivo é a forte queda da IBM na Bolsa de Valores depois de apresentar maus resultados trimestrais.

Berkshire Hathaway, a sociedade de investimentos de Buffett, é a principal acionista da empresa. Tem 79,56 milhões de títulos, equivalentes a 8,08% do capital. Esse pacote acionário estava avaliado em 13,782 bilhões de dólares (44,691 reais) antes de a empresa publicar suas contas, ao mesmo tempo em que no fechamento do pregão da terça-feira sua cotação havia caído para 12,758 bilhões (41,370 reais).

Os números da IBM decepcionaram o mercado. O grupo de informática registrou uma receita líquida de 5,777 bilhões de dólares (18,770 reais) entre janeiro e junho passados, 11,4% menos que durante o mesmo período do ano anterior. No semestre as vendas da empresa caíram 12,7%. A principal queda no faturamento dos negócios internacionais se deu por causa do fortalecimento do dólar, principalmente frente ao euro.

A IBM é uma das principais apostas de Buffett, ao lado da American Express, da Coca-Cola e da Wells Fargo. As ações dessas quatro empresas correspondiam a 58% do valor total da carteira da Berkshire Hathaway no encerramento do primeiro trimestre de 2015, segundo a informação dada pela empresa à Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos Estados Unidos.

MAIS INFORMAÇÕES