Warren Buffett perde um bilhão de dólares em dois dias com a IBM
Ações da companhia caem com força depois da divulgação de maus resultados
Os oráculos também falham. Warren Buffett, um dos maiores investidores da história, viu 1,024 bilhão de dólares (3,309 bilhões de reais) se esfumaçarem em apenas dois dias. O motivo é a forte queda da IBM na Bolsa de Valores depois de apresentar maus resultados trimestrais.
Berkshire Hathaway, a sociedade de investimentos de Buffett, é a principal acionista da empresa. Tem 79,56 milhões de títulos, equivalentes a 8,08% do capital. Esse pacote acionário estava avaliado em 13,782 bilhões de dólares (44,691 reais) antes de a empresa publicar suas contas, ao mesmo tempo em que no fechamento do pregão da terça-feira sua cotação havia caído para 12,758 bilhões (41,370 reais).
Os números da IBM decepcionaram o mercado. O grupo de informática registrou uma receita líquida de 5,777 bilhões de dólares (18,770 reais) entre janeiro e junho passados, 11,4% menos que durante o mesmo período do ano anterior. No semestre as vendas da empresa caíram 12,7%. A principal queda no faturamento dos negócios internacionais se deu por causa do fortalecimento do dólar, principalmente frente ao euro.
A IBM é uma das principais apostas de Buffett, ao lado da American Express, da Coca-Cola e da Wells Fargo. As ações dessas quatro empresas correspondiam a 58% do valor total da carteira da Berkshire Hathaway no encerramento do primeiro trimestre de 2015, segundo a informação dada pela empresa à Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos Estados Unidos.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.