Falta de gols dificulta para a Colômbia
Empate sem gols com o Peru deixa seleção colombiana à beira do abismo
Se a Colômbia se destacava por algo em sua chegada ao Chile, era pela contundência de sua artilharia nesta temporada. Os 32 gols de Jackson Martínez pelo Porto; os 28 de Bacca com o Sevilla; os 19 de Teófilo Gutiérrez no River; e a esperança de que Falcao voltasse a ser quem um dia foi, os quatro apoiados por James e Cuadrado, não permitiam prever, de forma alguma, que a equipe só marcaria um gol nas três partidas da primeira fase e que este fosse de um zagueiro, Murillo. O empate sem gols com o Peru deixou a Colômbia à espera de uma vitória de Brasil ou Venezuela para não voltar para casa antes do tempo e consumar um fracasso descomunal. O consolo seria enfrentar a Argentina nas quartas.ssw
A igualdade que impera no grupo C, onde todos os times chegaram à última rodada empatados com três pontos, motivou uma saída com tudo da Colômbia. A especulação e os experimentos não estavam nos planos de Pékerman. Já aos três minutos, Falcao girou na área e criou a primeira jogada de perigo. O tigre parecia ter despertado, mas foi apenas uma ilusão. Apesar de estar mais ativo do que nos dois primeiros jogos, segue distante de sua melhor versão. Pouco parece importar para o técnico da Colômbia, convencido de que a titularidade do 9 é inegociável.
A ausência do velho Falcao, no entanto, não foi tão prejudicial para os interesses colombianos como a baixa de Valencia ainda no primeiro tempo. Até o momento da lesão do meio-campista, a seleção cafetera havia dominado a partida. Confirmava a solidez que havia demonstrado contra o Brasil. Sua perda representou um curto-circuito para o meio-campo da Colômbia, partida em duas, sem um jogador que conseguisse ligar com James e Cuadrado, ambos muito distante, em especial o primeiro, do que se espera deles.
COLÔMBIA 0 X 0 PERU
Colômbia: Ospina; Arias, Murillo, Zapata, Armero (Ibarbo, min. 56); Valencia (Mejía, min. 23), Carlos Sánchez; James, Cuadrado, Teófilo Gutiérrez; e Falcao (Jackson Martínez, min. 65). Não utilizados: Vargas, Bonilla, Andrade, Valdés, Franco, Zúñiga, Cardona e Muriel.
Peru: Gallese; Advíncula, Zambrano, Ascues, Vargas; Cueva (Yotún, min. 89), Ballón, Lobatón, Sánchez (Hurtado, min. 81); Pizarro (Farfán, min. 56) e Guerrero. Não utilizados: Penny, Libman, Requena, Ramos, Yotún, Riojas, Retamoso, Céspedes, Reyna e Carrillo.
Árbitro: Néstro Pitana (Argentina). Mostrou cartão amarelo para Zapata, Ballón, Carlos Sánchez, Lobatón e Farfán.
Estádio Municipal Bicentenário German Becker de Temuco.
Com o desfalque de Valencia, Pékerman optou no segundo tempo por mudar os dois meias abertos para tentar frear com a velocidade de Cuadrado o lado direito do Peru, por onde mais criava perigo. Se a Colômbia tem se caracterizado pela solidez nos três anos de gestão de Pékerman, Gareca, há apenas três meses à frente do Peru, impregnou a equipe de seriedade, como já havia demonstrado contra o Brasil, quando deixou o empate escapar no último suspiro, e na vitória sobre a Venezuela. Para a reta final, Pékerman optou pelo que meio país pedia a gritos, a entrada de Jackson Martínez. O atacante do Porto imprimiu uma maior velocidade nos colombianos nos últimos 30 minutos, o que obrigou o Peru a retroceder. Teve sua oportunidade, de fato, no último suspiro. Uma bola de James deixou Martínez sozinho na frente de Gallese. A inocência de seu disparo foi um reflexo da condenação que a Colômbia tem padecido.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.