_
_
_
_

18 teorias conspiratórias que o farão enxergar a televisão com outros olhos

Bob Esponja é um mutante, Homer Simpson está em coma e o 'maluco no pedaço' morreu

O vendedor de Aladdin
O vendedor de Aladdin

Há um subfórum no Reddit dedicado às fan theories, ou seja, especulações sobre seriados e filmes, nas quais se deduzem consequências, contextos e relações que vão muito além do que diz o roteiro. Alguns dias atrás um usuário perguntou qual dessas teorias mais impressionou os usuários habituais do Reddit por sua “lógica devastadora”. Seguem as 18 teorias que mais chamaram a nossa atenção em um fórum que já acumula mais de 11.000 comentários.

1. O Inspetor Bugiganga é um robô maligno

Mais informações
Como reconhecer uma teoria da conspiração
McCartney está morto (mas Elvis continua vivo)
Canhotos ganham menos, e outros fatos surpreendentes sobre eles
Algumas histórias pessoais que parecem mentira e são verdade (sério)

O Inspetor Bugiganga é um androide programado para achar que é o tio de Penny. Seu tio real sofreu um acidente e ficou desfigurado. “Esse homem na realidade é... o doutor Gang.” Ele perdeu tudo e quer destruir Bugiganga. Isso explica por que ele nunca faz mal a Penny.

Outro comentarista sugere que o doutor Gang na realidade seria o gato e que essa mão seria apenas uma máquina projetada para acariciá-lo.

2. Scooby-Doo e os protestos políticos

Scooby-Doo acontece depois de uma depressão econômica terrível: “Os vilões são pessoas que normalmente seriam respeitadas (professores, diretores de museus, famosos), mas que foram afetadas pelos tempos difíceis, como qualquer outra pessoa”.

Uma segunda teoria sobre Scooby-Doo que se encontra nos comentários é que os personagens estão evitando ir ao Vietnã: “Fred é desertor, Daphne é sua namorada, Salsicha é um hippie nômade e Velma é uma ativista universitária”. Ao que outros usuários respondem: “Você esqueceu de Scooby. Ele é um cachorro.”

Um usuário pergunta como os personagens pagam pela gasolina e a comida, já que ninguém lhes paga nada. A possível resposta: “Eles recebem pessoas que estão pedindo carona e as assassinam”. Outra opção: “Salsicha é o único herdeiro de uma fortuna acumulada com negócios”.

3. O diabo que o carregue, Doc Brown!

O skate voador de De Volta para o Futuro 2.
O skate voador de De Volta para o Futuro 2.

Não temos os skate voadores de De Volta para o Futuro 2 por culpa de De Volta para o Futuro 3. Na segunda parte da melhor trilogia de todos os tempos, é sugerido que as contribuições de Doc Brown foram fundamentais para os avanços tecnológicos e científicos vistos no filme, incluindo os carros voadores e as gravatas duplas. Mas Doc viajou a 1885 e ali ficou para se casar e fundar uma família, razão pela qual ficamos parados em nosso vulgar presente, no lugar desse futuro maravilhoso. “É tudo culpa dele”, conclui o autor da teoria.

4. Quem é o vendedor de lâmpadas de Aladim?

O vendedor de lâmpadas do início do filme é o próprio gênio, que, uma vez libertado, aproveita para contar sua história. Robin Williams também fez a voz desse comerciante. Mais provas: são os únicos personagens com quatro dedos, e na versão da Broadway o vendedor também é interpretado pelo mesmo ator que representa o gênio.

Outro comentarista manda um link para um texto que explica que o filme acontece, na realidade, no ano 10.300, num futuro pós-apocalíptico em que toda a tecnologia perdida é descrita como “magia”. “De que outra forma poderia o gênio fazer imitações de celebridades mortas, como Groucho Marx e Jack Nicholson?”

5. Feitiço do Tempo é um filme sobre o setor dos seguros

Em Feitiço do Tempo, Ned Ryerson prega em Phil Connors uma peça à moda de A Origem para lhe vender uma apólice de seguro. Ou seja, o faz dormir para se inserir em seu subconsciente e convencê-lo de que precisa de seus produtos. E ele o consegue no final, quando Phil tem um dia perfeito e assina com Ned seguros de vida, de carro, contra inundações, roubos e incêndios. Segundo o diretor, Harold Ramis, Phil passou 10 anos revivendo o dia 2 de fevereiro, mas, como recordam usuários do Reddit, cada etapa do sono é 20 vezes mais veloz que a imediatamente superior, razão pela qual Ned só teria precisado de algumas horas reais para alcançar seu objetivo.

Ned (interpretado por Stephen Tobolowsky) tentando vender um seguro a Phil (Bill Murray)
Ned (interpretado por Stephen Tobolowsky) tentando vender um seguro a Phil (Bill Murray)

6. O triste passado de Mr. Bean

Mr. Bean foi uma criança abandonada a sobreviver por conta própria. Quando ainda era bebê, seus pais o abandonaram, deixando-o no carrinho mini cooper no qual ele ainda anda e com o ursinho de pelúcia que ele ainda carrega consigo. Isso explica sua mentalidade infantil e suas dificuldades de linguagem.

Ou ele foi sequestrado por extraterrestres – a segunda alternativa.

7. Mackauly Culkin interpretou um futuro serial killer

Antes e depois: será?
Antes e depois: será?

O menino de Esqueceram de Mim virou adulto e se converteu em Jigsaw, o vilão de Jogos Mortais. No Reddit há um link para um artigo da Grantland que explica essa teoria com detalhes, começando pelo fato de que o garoto tem dificuldades em controlar sua raiva e suas fantasias violentas, além do fetichismo que manifesta pelas gravações em vídeo, sem falar nas semelhanças entre as armadilhas que ele prepara para os ladrões e as que Jigsaw arma para suas vítimas.

8. Mad Max não é Mad Max

O Mad Max de Mad Max: Estrada da Fúria (2015) na realidade é o filho de Mad Max 2: A Caçada Continua (1981), e não o mesmo personagem interpretado por Mel Gibson. Isso explicaria sua relutância em dizer seu nome, seu vocabulário escasso e a caixa de música que ele guarda e que Max lhe deu no segundo filme da saga.

Mad Max 2: Mel Gibson e o menino (Emil Minty) que se converteria no Mad Max do filme que estreou este ano
Mad Max 2: Mel Gibson e o menino (Emil Minty) que se converteria no Mad Max do filme que estreou este ano

9. A teoria da Pixar

Esta teoria de Jon Negroni se popularizou tanto que acabou se convertendo em livro. Seu ponto de partida é que as histórias de todos os filmes da produtora ocorrem em um mesmo universo no qual humanos, animais e máquinas competem.

Tudo começa com Valente: graças à bruxa que aparece nesse filme, os animais e as máquinas ganham consciência e comportamento humano, gerando conflitos como o de Ratatouille, em que um animal tenta se inserir no terreno dos humanos, que ele vê como inimigos devido à poluição e aos experimentos científicos com animais. A inteligência artificial aparece em Os Incríveis: ali aprendemos que as máquinas querem libertar-se dos humanos por se verem continuamente substituídas e esquecidas, como acontece com os brinquedos de Toy Story.

Esse vídeo resume a teoria com mais informações. As legendas podem ser ativadas em inglês com o segundo ícone do canto inferior direito.

10. Os Smurfs eram comunistas. Ou nazistas. Ou stalinistas. Ah, não sei

Um clássico das teorias conspiratórias dos desenhos animados: os Smurfs vivem numa sociedade comunista em que não o dinheiro não é necessário e cada um faz um trabalho designado. Além disso, o gorro do Papai Smurf é vermelho (sem dizer que ele é parecido com o próprio Marx). Gargamel representa o capitalismo e a ganância.

Não é citada uma teoria mais recente, segundo a qual os Smurfs na verdade seriam nazistas ou, pelo menos, “o arquétipo de uma sociedade totalitária eivada de satanismo e nazismo”, segundo o sociólogo francês Antoine Buéno, que acrescenta que os Smurfs são, além disso, sexistas e racistas (por isso os Smurfs negros são primitivos e pouco inteligentes). E Gargamel seria a caricatura de um judeu avaro.

Um comentarista observa que “veem significado de tudo. Ainda serão capazes de me dizer que A Revolução dos Bichos não fala apenas de animais. São uns paranoicos”.

11. Todos os filmes de Tarantino se passam num mesmo universo

Cães de Aluguel e Pulp Fiction: Tempo de Violência compartilham muitos elementos: o Senhor Loiro e Vince Vega são irmãos e todo mundo fuma Red Apple. E mais: o Senhor Branco trabalhou com Alabama, de Amor à Queima-roupa; Donny Donowitz, o Urso Judeu de Bastardos Inglórios, é o pai do produtor cinematográfico de Amor à Queima-roupa; Kill Bill e Um Drink no Inferno são alguns dos filmes vistos pelos protagonistas desse universo. Por exemplo, quando Uma Thurman conta, em Pulp Fiction, o piloto de série em que trabalhou, está contando o argumento de Kill Bill. Há mais detalhes e conexões no fórum.

12. O Maluco no Pedaço passou desta para melhor

O Maluco no Pedaço [príncipe de Bel-Air no original norte-americano] foi assassinado em Filadélfia. O taxista é Deus e o leva a uma mansão onde vai viver com seus tios ricos, no que seria um purgatório em que deve trabalhar suas falhas e conflitos. Cuidado: apesar de fazer todo o sentido do mundo, o Reddit não gosta dessas soluções em que o protagonista estava morto durante todo o tempo ou era o sonho de alguém. “São preguiçosas e na maior parte das vezes não fazem sentido.” Mas aproveitam para comentar que Luke Skywalker morreu com seus tios no primeiro filme de Guerra nas Estrelas e que em seus últimos instantes de vida sonhou que era a pessoa mais importante da galáxia. A exceção à norma se justifica quando a teoria acrescenta algo importante ou faz parte do argumento do filme, com no caso de O Vingador do Futuro.

13. O E.T. é um jedi

Isso explica muitas coisas: por que aparecem criaturas como o E.T. no Senado no Episódio I, por que o E.T. reconhece um garoto fantasiado de Yoda e como consegue fazer voar a bicicleta (usa a Força!).

14. Bob Esponja é um mutante

A existência de Bob Esponja e o resto da Fenda do Biquíni é explicada como resultado dos testes nucleares realizados no atol de Bikini nos anos 40 e 50.

15. Homer Simpson está em coma desde 1993

Homer Simpson entrou em coma na terceira temporada da série, e tudo se passa em sua imaginação. Essa história começa no episódio em que Deus diz a Homer que lhe restam seis meses de vida. Seis meses mais tarde, uma brincadeira de Bart o leva ao hospital, onde entra em coma ao ser atropelado por uma máquina de comida. Até hoje não despertou e está sonhando tudo: por isso os personagens não crescem, e os enredos são cada vez mais exageradas, com Homer indo ao espaço, o senhor Burns capturando o monstro do lago Ness, e Bart e Homer descobrindo o país dos jóqueis, por exemplo. Essa teoria nascida no Reddit tornou-se muito popular em fevereiro deste ano, a ponto de um dos produtores ter de desmenti-la.

16. A primeira norma do Clube da Luta é que meninas não entram

Calvin y Hobbes entrenando para su oscuro futuro
Calvin y Hobbes entrenando para su oscuro futuro

Calvin (de Calvin e Haroldo), depois de crescido, se torna o protagonista de O Clube da Luta (o personagem interpretado no filme por Edward Norton), enquanto Haroldo é Tyler (Brad Pitt). Neste blog a teoria é detalhada, sugerindo que o clube Livre-se das Meninas Gosmentas de Calvin é um precursor do clube cuja primeira regra é que não se fala sobre o clube.

17. Cerca de 375 séries fazem parte do mesmo universo

St. Elsewhere é uma série sobre um hospital de Boston que foi ao ar entre 1982 e 1988. No último episodio (é um spoiler, mesmo tendo quase 30 anos?) insinua-se que tudo o que aconteceu foi fruto da imaginação de Tommy Westphall, um menino autista. A partir dessa série e seguindo o rastro de spin-offs e personagens fictícios que passam de uma série a outra, elaborou-se uma teoria que sugere que cerca de 375 séries são fruto da imaginação de Westphall, incluindo a Missão Impossível original, Matlock, Agente 86, Lost e todas as Jornadas nas Estrelas, além de Um Maluco no Pedaço, Glee, Assassinato por Escrito, Barrados no Baile e The Office. Veja aqui a lista completa.

18. Você é o único humano

Concluímos com uma teoria que extrapola a toda a internet: “Todo mundo no Reddit é um robô, exceto você.”

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_