As cinco chaves da vitória do Barcelona sobre a Juventus
Contra-ataque, equilíbrio de Busquets, gol de Neymar e atuação de Messi foram destaque
1) O futebol envolvente do Barça alcançou sua essência aos 4 minutos de jogo: o passe longo de Messi, o toque de primeira de Neymar para Iniesta, a assistência deste para Rakitic e o gol do croata com a perna canhota. O Barcelona poderia ter definido a final nesses primeiros 15 minutos, mas perdoou a atordoada Juventus. Na segunda etapa, o Barça passou por cima da Juventus quando a equipe italiana se abriu.
2) Busquets, em sua posição de volante, governou a partida como um maestro. Os outros corriam, ele corrigia e coordenava. A colaboração de Iniesta e Rakitic também foi notável. Em momentos do segundo tempo, o croata jogou quase como terceiro zagueiro.
3) A Juventus defendeu em seu campo, sem se atrever a buscar o Barça no campo adversário, mas contra-atacou com perigo, especialmente a partir das corridas com potência de Morata e Pobga. O francês se deslocou para a esquerda para aproveitar a diferença física com Rakitic e Daniel Alves. Morata empatou a partida e a Juve se aproximou da vitória nos 10 minutos seguintes, mas as finalizações de Tévez se perderam antes de chegar ao goleiro Ter Stegen.
4) Messi aparece no segundo tempo. O craque argentino partiu poucas vezes para o um contra um, mas foi para cima no segundo tempo para decidir: conduziu um contra-ataque, acelerou e chutou da entrada da área. Buffon falhou na defesa e Suárez aproveitou perfeitamente o rebote com a parte interna do pé direito.
5) Irrelevantes no primeiro tempo, Suárez e Neymar resolveram no segundo. Mesmo sem ser brilhantes como de costume, foram peças-chave para marcar gols em momentos decisivos. Os dois balançaram as redes. Suárez, que levou muitas pancadas, aproveitou o rebote de Buffon, e, já no fim, o brasileiro finalizou um contragolpe e marcou o último gol nos acréscimos.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.