_
_
_
_
_

Irã e EUA decidem se dar mais tempo para negociar acordo nuclear

Negociação sobre os assuntos mais polêmicos fica adiada para junho

Foto: reuters_live | Vídeo: REUTERS LIVE
Ángeles Espinosa

A vontade de levar adiante as negociações nucleares foi obrigada, nesta terça-feira, a reduzir as expectativas de um acordo histórico entre o Irã e as seis grandes potências à conquista de um "entendimento preliminar", no qual os ministros de Relações Exteriores dos países continuam trabalhando. Devido a quão longe se chegou nesses 15 meses, ninguém quer jogar a toalha, mas fontes diplomáticas dão a entender que, para se conseguir um acordo, os assuntos mais polêmicos serão deixados para serem debatidos no tempo que resta até que vença o prazo para um acerto final, em 30 de junho.

O retorno do chanceler russo, Sergei Lavrov, a Lausanne, onde permaneciam reunidos seus homólogos de EUA, China, Reino Unido, França e Alemanha, além do Irã e da chefe da diplomacia europeia, esquentou nesta terça-feira a sensação de um avanço. Também o fato de o ministro francês, Laurent Fabius, e o alemão, Frank-Walter Steinmeier, terem cancelado presença em uma reunião bilateral em Berlim. Além disso, outras fontes disseram a jornalistas que, em caso de avanços, as conversas poderiam ser prolongadas até invadirem a quarta-feira. Mesmo assim, os diplomatas advertem que qualquer acordo que se alcance será "frágil e incompleto", segundo a agência Reuters.

Mais informações
Negociação nuclear com o Irã esbarra em obstáculos na reta final
Obama arrisca seu legado como presidente dos EUA diante do Irã
Obama prepara pacto que redefina Oriente Médio e marque seu legado
Kerry diz que negociação nuclear com Irã chegou a momento decisivo

Quando faltavam cinco horas para o vencimento do prazo para se alcançar um acordo preliminar, o Governo norte-americano disse que, se for necessário, as negociações em Lausanne poderiam continuar na quarta. "Não faz sentido romper abruptamente as conversações por esse prazo [de meia-noite de terça-feira] se estamos recebendo compromissos sérios do outro lado. Se estamos fazendo avanços para a meta deveríamos continuar", disse o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, em sua entrevista coletiva diária, informa Joan Faus. Outra porta-voz norte-americana acrescentou antes da meia-noite: "Fizemos avanços suficientes que fazem valer a pena ficarmos [na Suíça] até quarta-feira".

Mas quem acompanha o baile diplomático desde que o Irã e os Seis acertaram o Plano de Ação, em novembro de 2013, sabe que até o último minuto pode ser decisivo. O objetivo está claro: limitar o programa nuclear do Irã para ampliar dos atuais dois meses para pelo menos um ano o tempo que o país precisaria para fabricar uma bomba, caso decida construí-la.

Autoridades iranianas já aceitaram esse princípio para se livrar das graves sanções internacionais que bloqueiam o desenvolvimento de seu país. Por sua vez, os Seis entendem que não podem exigir uma renúncia iraniana. É preciso encontrar uma fórmula que satisfaça os temores ocidentais e que também permita salvar a pele de Teerã.

"Avançamos, mas lentamente, devido à complexidade dos temas", disse Behruz Kamalvandi, um dos negociadores iranianos, durante um descanso nas negociações, de acordo com a agência France Presse.

O problema é que as possíveis combinações de instalações, máquinas centrífugas, processos permitidos e ampliação da moratória são quase infinitas. Por isso geram confusão os vazamentos parciais de alguns dos pontos em discussão. Quando, no domingo passado, o vice-ministro iraniano Abbas Araghchi disse que seu país não considerava a exportação de urânio enriquecido para a Rússia (uma ideia que alguns meios de comunicação tinham dado como confirmada), houve quem temesse que a negociações tivesse ido pelos ares. Uma porta-voz dos EUA explicou, no entanto, que havia outras formas de reduzir o risco de que esse produto seja desviado para usos militares, objetivo final das negociações atuais.

Mais complicado é suspender as sanções, um dos impasses que com toda certeza vão ficar pendentes. O Irã sempre defendeu que a suspensão deve ser implementada no momento que se alcance o acordo e que a medida seja irreversível, como lembrou seu líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei, durante seu discurso de Nowruz. No entanto, os EUA insistem que as medidas impostas pelo Conselho de Segurança da ONU só sejam retiradas de forma escalonada, à medida que Teerã cumpra seus compromissos. Esse esforço não tem tanto a ver com a dureza das sanções (o embargo europeu ao petróleo e as restrições bancárias são mais prejudiciais, e se cogita sua anulação imediata), mas sim com a dificuldade que haveria para reinstaurá-las.

Com grande senso de humor, alguns iranianos começaram a comparar a negociação nuclear com um tradicional casamento persa, em que se espera que a noiva diga três vezes não antes de dizer o sim. Por enquanto o prazo já foi prorrogado em duas ocasiões e, ainda que o próximo vencimento seja 30 de junho, o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, havia declarado que se não fossem capazes de alcançar um entendimento político até março, teriam que "reconsiderar como prosseguir".

Por isso, as diferença que ainda existem obrigaram a apresentação de um comunicado conjunto para destacar os pontos nos quais há entendimento e poder justificar a continuação do processo. Nenhuma das partes deseja ser responsável pelo fracasso, mas cada uma defende suas posições até o limite. Os negociadores iranianos têm que garantir o poder de voltar para casa de cabeça erguida e sem que os setores mais recalcitrantes possam acusá-los de traidores. Os EUA, por sua vez, necessitam de um acordo sólido diante da oposição interna e da contrariedade de seus aliados no Oriente Médio. Tanto Israel como os regimes árabes sunitas reclamam das menores concessões feitas ao Irã.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_