Seleccione Edição
Login

O imaginário da cidade

Algumas das ilustrações que compõem o 'Guia Fantástico de São Paulo, de Ángela León, que mostram um lado mais amigável da cidade

  • Os balanços no Minhocão foram uma das primeiras ilustrações criadas por Ángela León, a autora do 'Guia Fantástico de São Paulo'.
    1Os balanços no Minhocão foram uma das primeiras ilustrações criadas por Ángela León, a autora do 'Guia Fantástico de São Paulo'.
  • A Secretaria da Cultura da Prefeitura de São Paulo repetiu a iniciativa no Viaduto do Chá, um dos mais antigos da cidade, durante a Virada Cultural (similar às Noites em Branco, na Europa), em 2013.
    2A Secretaria da Cultura da Prefeitura de São Paulo repetiu a iniciativa no Viaduto do Chá, um dos mais antigos da cidade, durante a Virada Cultural (similar às Noites em Branco, na Europa), em 2013.
  • A autora do livro é amante das piscinas. Por isso, as imagina por toda a parte, para aplacar o calor do verão de São Paulo. Até nos terraços, como mostra a ilustração.
    3A autora do livro é amante das piscinas. Por isso, as imagina por toda a parte, para aplacar o calor do verão de São Paulo. Até nos terraços, como mostra a ilustração.
  • São Paulo está repleta de rios. Mas a maioria deles está canalizado ou "contaminado”, afirma Ángela León. A autora defende a necessidade de mudar a relação da cidade com a água, especialmente agora que ela é escassa.
    4São Paulo está repleta de rios. Mas a maioria deles está canalizado ou "contaminado”, afirma Ángela León. A autora defende a necessidade de mudar a relação da cidade com a água, especialmente agora que ela é escassa.
  • As passagens subterrâneas escavadas pelo Governo nos anos 70 para fazer o tráfego fluir nunca foram concluídas. Para Ángela León, a maneira perfeita de combater o calor e utilizar esse espaço seria criando uma piscina.
    5As passagens subterrâneas escavadas pelo Governo nos anos 70 para fazer o tráfego fluir nunca foram concluídas. Para Ángela León, a maneira perfeita de combater o calor e utilizar esse espaço seria criando uma piscina.
  • A autoria do livro lamenta que para ir ao cinema tenha de se dirigir a um shopping center. Em seu guia, ela recupera uma época em que havia um cinema em quase cada esquina.
    6A autoria do livro lamenta que para ir ao cinema tenha de se dirigir a um shopping center. Em seu guia, ela recupera uma época em que havia um cinema em quase cada esquina.
  • Determinados detalhes que a autora pôde observar graças ao choque cultural de ser estrangeira aparecem também no guia, como o interior das residências.
    7Determinados detalhes que a autora pôde observar graças ao choque cultural de ser estrangeira aparecem também no guia, como o interior das residências.
  • Cena dos balanços no Minhocão se tornou realidade durante o festival do Baixo Centro, em 2013.
    8Cena dos balanços no Minhocão se tornou realidade durante o festival do Baixo Centro, em 2013.
  • Os balanços foram fabricados, em sua maioria, com materiais reutilizados ou reciclados: lona, pneus... Só foi preciso comprar a corda.
    9Os balanços foram fabricados, em sua maioria, com materiais reutilizados ou reciclados: lona, pneus... Só foi preciso comprar a corda.

MAIS INFORMAÇÕES