_
_
_
_
Coluna
Artigos de opinião escritos ao estilo de seu autor. Estes textos se devem basear em fatos verificados e devem ser respeitosos para com as pessoas, embora suas ações se possam criticar. Todos os artigos de opinião escritos por indivíduos exteriores à equipe do EL PAÍS devem apresentar, junto com o nome do autor (independentemente do seu maior ou menor reconhecimento), um rodapé indicando o seu cargo, título académico, filiação política (caso exista) e ocupação principal, ou a ocupação relacionada com o tópico em questão

Degradação institucional

A Argentina está sendo observada com perplexidade pelo mundo inteiro

O nível de degradação institucional no qual caiu a Argentina pode ser observado, desde a morte do promotor Alberto Nisman, em sua mais crua dimensão.

Sem entrar em considerações sobre a investigação judicial em andamento, nem sobre as derivações da denúncia que havia feito poucos dias antes no âmbito de sua investigação sobre o atentado contra a AMIA, esse fato de gravidade incomum desnuda a pauperizaçãodas instituições da vida republicana, entre elas a da própria instituição presidencial.

Mais informações
Promotor Nisman analisava pedir a prisão da presidenta da Argentina
EDITORIAL | Mais que uma morte
Cria corvos, por C. PAGNI

A suspeita generalizada na opinião pública de que será difícil – se não impossível – descobrir a verdade sobre a morte do promotor reabre o debate sobre o sistema de tomada de decisões do atual Governo, em cuja responsabilidade recai a segurança e integridade da população.

Também não ajuda o fato de que as mais altas autoridades fiquem pondo em circulação levianamente suas teorias de complôs para se fazer de vítimas, como aconteceu durante toda a última década sempre que foram organizadas manifestações setoriais para expressar dissidências; ou quando algum dirigente que as apoiava se distanciava; ou em datas próximas a eleições; ou quando a sociedade exigia explicações para sua errada ou inexistente tomada de decisões econômicas, políticas ou sociais. A esta altura, trata-se de uma estratégia previsível pelo aspecto reiterativo, mas não menos daninha.

Existe uma relação direta entre ver conspirações por todos os lados e o grau de retrocesso da democracia

De acordo com a opinião de alguns politólogos, existe uma relação direta entre ver conspirações por todos os lados e o grau de retrocesso da qualidade democrática: é o recurso mais fácil de chantagem política contra o opositor; e como as palavras “complô” e “desestabilização” têm para qualquer argentino conotações vinculadas com atos de força contra a ordem institucional e o sistema democrático, seu uso discursivo provoca comoção, instabilidade e incerteza na população.

Estamos sendo observados com perplexidade pelo mundo inteiro. E mais uma vez por fatos que nos provocam enorme dor e desamparo. Semelhante desassossego sobre nosso presente e nosso futuro só pode ser remediado com mais e melhor democracia – e não menos, como vimos nestes últimos dias.

Carlos Brown, deputado argentino. Twitter @TatoBrown

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_