_
_
_
_
_
Editoriais
São da responsabilidade do editor e transmitem a visão do diário sobre assuntos atuais – tanto nacionais como internacionais

Contra o Boko Haram

O ocidente tem de assumir a iniciativa diante do grupo jihadista que age na Nigéria

Provavelmente algo teria de ter sido feito antes. Mas já é hora de a comunidade internacional se envolver na luta contra a guerrilha islâmica do Boko Haram, na Nigéria, cujas atrocidades se repetem há meses sem que os meios até agora empregados tenham surtido efeito.

Mais informações
Por que nos mobilizamos pela França, e esquecemos da Nigéria?
Boko Haram lança sua ofensiva mais letal no nordeste da Nigéria
A Nigéria e seus quatro vizinhos declaram guerra ao Boko Haram

Não é exagerado dizer que o Boko Haram é responsável por uma das maiores perseguições religiosas registradas no século XXI. Afeta principalmente os cristãos, mas também muçulmanos que não se submetem ao fundamentalismo. E tudo isso no país mais populoso da África —no qual 50% de seus habitantes são cristãos e cerca de 45%, muçulmanos—, e que, além disso, é um dos principais produtores mundiais de petróleo.

As provas de crimes contra a humanidade cometidos pelo grupo extremista se sucedem, às vezes anunciadas pelos próprios jihadistas e em outras ocasiões por denúncias de organismos e associações internacionais. Há dois bons exemplos: do primeiro caso, o sequestro de 200 meninas de um colégio cristão, perpetrado há nove meses. Foi o próprio Boko Haram — cujo nome se traduz por “a educação ocidental é pecado” — quem distribuiu as imagens das jovens capturadas e cobertas com o véu islâmico, prontas para serem “divididas” como gado entre seus captores. O segundo exemplo são as imagens de satélite distribuídas pela Anistia Internacional, nas quais se vê a devastação causada pela guerrilha jihadista, que na semana passada matou 2.000 pessoas, destruiu suas casas e cortou suas árvores.

Quis o acaso que tanto a matança como o cumprimento de nove meses do sequestro tenham coincidido com as enormes manifestações contra os assassinatos de Paris, dando lugar a um justificado sentimento de abandono da população nigeriana, que é preciso remediar.

Boko Haram não é um problema local em uma região da África subsaariana e portanto distante de nossas fronteiras. Basta dar uma olhada nas rotas de imigração africana para a Europa para dar-se conta de suas implicações. Além disso, a Nigéria é peça-chave no quebra-cabeças jihadista mundial, que já controla amplas áreas do Mali e o deserto saariano. Que um país tão pobre como o Chade tenha se comprometido a ajudar o Congo para evitar a entrada do Boko Haram deveria fazer refletir os Governos ocidentais: é preciso encarar o problema o quanto antes.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_