_
_
_
_

‘Birdman’ e ‘O Grande Hotel Budapeste’, favoritos para o Oscar 2015

Filmes de Iñárritu e Anderson conseguem nove indicações. 'Boyhood' teve seis 'Relatos selvagens' concorre na categoria de filme estrangeiro

Ralph Fiennes ('O grande hotel Budapeste').
Ralph Fiennes ('O grande hotel Budapeste').

A bilheteria de Hollywood caiu. Os estúdios não querem saber da criatividade e cada vez mais deixam-se seduzir por filmes biográficos, sequências e adaptações. As possíveis vendas na China (ou as ameaças da Coréia do Norte) condicionam as produções e políticas dos grandes estúdios. Tudo mais ou menos certo. Mas depois vêm as indicações ao Oscar e todo mundo volta a olhar com expectativa para a mais conhecida indústria de cinema do planeta. E isso voltou a acontecer na quinta-feira. O veredicto é que Birdman, de Alejandro González Iñárritu, e O Grande Hotel Budapeste, de Wes Anderson, lideram a lista de indicações com nove cada um. Logo atrás, O jogo da imitação, com oito, e Boyhood – Da Infância à Juventude, com seis. A 87ª premiação será realizada em 22 de fevereiro e será apresentada por Neil Patrick Harris.

Mais informações
Documentário sobre o brasileiro Sebastião Salgado é indicado ao Oscar
‘Boyhood’: todas as idades do cinema
Oscar recruta Neil Patrick Harris para mestre de cerimônias
Um Oscar para Jennifer Aniston?
Filmes para ver em 2015
‘The Affair’ e ‘Fargo’, vencedoras do Globo de Ouro
‘Relatos selvagens’, um golaço argentino nos cinemas

Relatos Selvagens, a coprodução ente Espanha e Argentina dirigida por Damián Szifrón, teve mais uma conquista: após se transformar no filme argentino mais visto da história de seu país, agora está entre os cinco indicados a melhor filme de língua estrangeira.

A seguir, repassamos os principais favoritos para os prêmios.

Birdman

O novo filme de Alejandro González Iñárritu, já indicado por Babel, conseguiu nove indicações. Além de selar a ressurreição de Michael Keaton, que concorre ao prêmio de melhor ator, Birdman espera superar a decepção do Globo de Ouro, onde a premiação de melhor comédia acabou nas mãos do O Grande Hotel Budapeste.

O grande hotel Budapeste

Frequentemente se diz que Wes Anderson ou é amado ou é odiado. O estilo personalíssimo do cineasta, de acordo com alguns especialistas, não deixa espaço para indecisão. Até agora, a Academia de Hollywood o indicou em três ocasiões, ainda que nunca tenha ganhado um prêmio ou levado a estatueta de melhor filme. Dessa vez, tem nove indicações. Conseguirá ganhar, finalmente?

Boyhood – Da Infância à Juventude

O sucesso recente no Globo de Ouro é somente o último passo à frente do filme de Richard Linklater, aplaudido já em sua estreia na Berlinale por seu experimento atrevido. O projeto do cineasta, que durante 12 anos filmou o crescimento na vida de um garoto, encara a premiação com seis indicações.

O jogo da imitação

Esquecido no Globo de Ouro, o filme sobre a vida de Alan Turing passou dos holofotes à sombra. Vai para a premiação do Oscar com menos certezas, mas com oito indicações. De qualquer forma, seu protagonista, Benedict Cumberbatch, continua sendo um dos nomes favoritos para melhor ator do ano.

A teoria de tudo

Outro gênio, outro filme biográfico. O filme de James Marsh, com Eddie Redmayne como protagonista, narra a vida de Stephen Hawking e é baseado no livro A Teoria de Tudo - A Extraordinária História de Jane e Stephen Hawking, de sua mulher, Jane Hawking.

Para Sempre Alice

Toda doença degenerativa é uma tragédia. E o Alzheimer talvez seja uma das mais terríveis. Na loteria da vida e na de Para Sempre Alice, o drama do esquecimento ataca uma prestigiosa professora de linguística. Sua comovente história é protagonizada por uma Julianne Moore que todos dão como favorita para o Oscar de melhor atriz, ainda que seja a única indicação do filme. 

Whiplash

A surpresa do ano. A quase estreia de Damien Chazelle (em 2009, dirigiu o pouco conhecido Guy and Madeline on a park bench) vem seduzindo público e crítica desde sua estreia em Sundance. E acabou tendo cinco indicações. Sua história narra a relação entre um jovem estudante de jazz e o intratável professor que tenta tirar o melhor dele à base de gritos, intimidações e chantagens.

Selma

Selma, que conseguiu duas indicações, uma delas de melhor filme, conta a história da célebre marcha de Martin Luther King da cidade homônima para Montgomery, no Alabama, em 1965, para conseguir a igualdade e universalidade do direito ao voto, assim como o fim da discriminação racial.

Foxcatcher - Uma História que Chocou o Mundo

Aplaudida em Cannes, onde Bennet Miller recebeu o prêmio de melhor diretor, Foxcatcher conta a incrível história real dos irmãos Schultz, lutadores e ganhadores de um ouro olímpico, e do milionário John du Pont, que contrata Mark, o mais jovem dos dois, para repetir seus sucessos esportivos . Além do elenco (um quase irreconhecível Steve Carrel, Mark Ruffalo e Chaning Tatum), Foxcatcher está chamando ultimamente a atenção dos veículos de comunicação porque o Mark Schultz real, após elogiar o filme, parece agora ter mudado de ideia e está atacando-o ao ponto de chegar a tuitar que odeia Bennet Miller. Recebeu cinco indicações.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_