Seleccione Edição
Login

A expedição Xavante

O trabalho de um grupo de médicos para cuidar da saúde dos índios que vivem no Mato Grosso

  • O cacique Vitor Fernando se prepara para entrar no centro cirúrgico dos Expedicionários da Saúde.
    1O cacique Vitor Fernando se prepara para entrar no centro cirúrgico dos Expedicionários da Saúde.
  • A sala do pré-operatório com pacientes que aguardam para a cirurgia.
    2A sala do pré-operatório com pacientes que aguardam para a cirurgia.
  • O pequeno Geraldo Alckmin Tseredowe, de oito anos, passa por um atendimento médico antes da cirurgia. Ao fundo, de amarelo, seu pai, Edmar Tsupto.
    3O pequeno Geraldo Alckmin Tseredowe, de oito anos, passa por um atendimento médico antes da cirurgia. Ao fundo, de amarelo, seu pai, Edmar Tsupto.
  • O hospital de General Carneiro não tinha os equipamentos necessários para receber as cirurgias desse porte. Quase tudo foi levado pela ONG.
    4O hospital de General Carneiro não tinha os equipamentos necessários para receber as cirurgias desse porte. Quase tudo foi levado pela ONG.
  • O centro cirúrgico do hospital municipal de General Carneiro só tinha uma mesa de cirurgia. A ONG levou todo o equipamento necessário para realizar as 16 operações por laparoscopia.
    5O centro cirúrgico do hospital municipal de General Carneiro só tinha uma mesa de cirurgia. A ONG levou todo o equipamento necessário para realizar as 16 operações por laparoscopia.
  • Abel, da etnia Xavante, é enfermeiro e participou das cirurgias.
    6Abel, da etnia Xavante, é enfermeiro e participou das cirurgias.
  • O anestesista Hugo Pires Teixeira carrega o pequeno Elismar após a cirurgia de correção de criptorquidia (quando os testículos não descem da cavidade abdominal).
    7O anestesista Hugo Pires Teixeira carrega o pequeno Elismar após a cirurgia de correção de criptorquidia (quando os testículos não descem da cavidade abdominal).
  • O tradutor Atílio Aihéd'édi Õmotti acompanhou todos os dias da expedição para ajudar na comunicação entre os médicos e os indígenas.
    8O tradutor Atílio Aihéd'édi Õmotti acompanhou todos os dias da expedição para ajudar na comunicação entre os médicos e os indígenas.
  • Para essa expedição, 20 profissionais, entre cirurgiões, enfermeiros e a organização, foram deslocados até General Carneiro (MT). Na foto, a equipe aguarda o término de uma das cirurgias.
    9Para essa expedição, 20 profissionais, entre cirurgiões, enfermeiros e a organização, foram deslocados até General Carneiro (MT). Na foto, a equipe aguarda o término de uma das cirurgias.
  • O cirurgião pediatra Carlos Sanches cumprimenta Edmar Tsupto, pai de Geraldo Alckmin, que operou de uma hérnia na bolsa escrotal. Após a cirurgia, a TV local de General Carneiro fez uma entrevista com os médicos e pacientes.
    10O cirurgião pediatra Carlos Sanches cumprimenta Edmar Tsupto, pai de Geraldo Alckmin, que operou de uma hérnia na bolsa escrotal. Após a cirurgia, a TV local de General Carneiro fez uma entrevista com os médicos e pacientes.
  • Elismar Tseredza'o'ho Tsiruiré, de cinco anos, e seu pai, Pedro Tsiruiré Waparia, depois da cirurgia, realizada com sucesso, para correção de criptorquidia.
    11Elismar Tseredza'o'ho Tsiruiré, de cinco anos, e seu pai, Pedro Tsiruiré Waparia, depois da cirurgia, realizada com sucesso, para correção de criptorquidia.