Petrobras promete enviar documentos requeridos pelos EUA após revisá-los
Estatal brasileira confirmou que está sob investigação de autoridades norte-americanas

A Petrobras, imersa em uma investigação de corrupção na Operação Lava Jato, da Polícia Federal, confirmou esta tarde que também está sendo investigada por autoridades norte-americanas, como adiantou o jornal britânico Financial Times há duas semanas. Em nota enviada ao EL PAÍS, a estatal informa que recebeu uma intimação formal da Securities and Exchange Commission (SEC) , equivalente ao órgão brasileiro Comissão de Valores Mobiliários (CVM), por meio da qual são requeridos os documentos necessários para "uma investigação sobre a empresa" iniciada no país norte-americano.
A petroleira brasileira assegura que vai enviar os documentos solicitados após um "trabalho conjunto" com os escritórios de advocacia Trench, Rossi e Watanabe Advogados (nacional) e Gibson, Dunn & Crutcher (norte-americano), contratados pela Petrobras no mês passado para conduzir uma investigação interna independente, à luz das acusações de corrupção de bilhões de dólares que pesam sobre o entorno da empresa. A nota termina dizendo que a estatal atenderá à solicitação da autoridade pública americana "com a mesma determinação" com que vem cooperando com as autoridades brasileiras.
Os tribunais dos Estados Unidos podem investigar quaisquer empresas estrangeiras listadas na Nyse, a Bolsa de Valores de Nova York, como a Petrobras.
Mais informações
Arquivado Em
- Operação Lava Jato
- Investigação policial
- Caso Petrobras
- Subornos
- Branqueamento dinheiro
- Polícia Federal
- Petrobras
- Financiamento ilegal
- Escândalos políticos
- Dinheiro negro
- Corrupção política
- Petróleo
- Financiamento partidos
- Delitos fiscais
- Brasil
- Corrupção
- Partidos políticos
- Polícia
- Combustíveis fósseis
- América Latina
- América do Sul
- Força segurança
- Combustíveis
- América
- Delitos