_
_
_
_
O ACENTO
El acento
Texto no qual or author defends ideias e chega a conclusões is based on its interpretação dos fatos ou dado

Tecnologias para a saúde

O Vale do Silício inventa um sistema rápido e barato de análise de sangue

Marcos Balfagón

As empresas tecnológicas fizeram dos smartphones uma ferramenta quase imprescindível no mundo moderno. Agora estão mirando, entre outras muitas coisas, a saúde daqueles que usam os celulares. Há novos aplicativos que permitem medir a cada passo os sinais vitais: avaliam o ritmo cardíaco, colhem níveis de glicose no sangue, vigiam o consumo de calorias enquanto uma atividade física é realizada...

No Vale do Silício, o grande laboratório mundial das tecnologias digitais, foi desenvolvido um sistema capaz de analisar o sangue de maneira rápida, simples e barata (o sonho de qualquer ministro da Saúde) graças a um kit parecido ao que é utilizado pelos diabéticos. Uma simples picada e unas poucas gotas são suficientes, aparentemente, para alertar sobre as doenças. Se a invenção se espalhar, sem dúvida poderá revolucionar a medicina, embora por enquanto só esteja sendo comercializada por uma rede de farmácias dos Estados Unidos.

Sua criadora é Elizabeth Holmes, uma norte-americana de 30 anos que aos 19 abandonou a prestigiosa Universidade de Stanford para fundar sua própria empresa com os 3.000 dólares (7.300 reais) que tinha guardado. Esta estudante de Engenharia Química teve a ideia em 2003, quando trabalhava em Singapura na pesquisa de métodos de diagnóstico do vírus da pneumonia atípica e procurava métodos mais eficazes para analisar o sangue. E encontrou a solução: uma pequena picada no dedo e 24 horas depois o usuário recebe o resultado em seu correio eletrônico.

Holmes procurou investidores para o projeto e agora sua empresa, Theranos, vale bilhões de dólares. Entre seus diretores estão os ex-secretários de Estado Henry Kissinger e George Shultz.

A jovem visionária ocupou em Stanford a mesma garagem em que Facebook montou seu primeiro quartel-general. Mas ainda falta um bom caminho a percorrer antes de que Theranos, “a primeira empresa tecnológica de saúde orientada ao consumidor”, como afirma Holmes, passe a ser parte das vidas de milhões de pessoas em todo o mundo. Algo assim como o que aconteceu com a Apple e o Facebook.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_