_
_
_
_

O Banco Santander e a Telefônica lançam no Brasil um site de cursos gratuitos

Mais de 700.000 pessoas se inscrevem no programa piloto do MiríadaX, em espanhol e português

E. S.
Emilo Botín e César Alierta, no Rio de Janeiro
Emilo Botín e César Alierta, no Rio de JaneiroMarcelo Sayao (EFE)

O Banco Santander e a Telefônica pensam que se um país não adapta a formação às novas tecnologias estará fora do mercado a médio e longo prazo. Por isso, neste domingo, no Rio de Janeiro, seus presidentes, Emilio Botín e César Alierta, lançaram o portal Miríada X que pretende ser um grande catalisador para democratizar o acesso à formação, oferecendo cursos gratuitos em massa e pela Internet (Moocs na sigla em inglês).

Já se trata da plataforma virtual mais importante em espanhol e português, pois durante o ano e meio que durou seu programa piloto —primeiro com universidades espanholas e depois também latino-americanas—, mais de 700.000 pessoas se inscreveram em seus 153 cursos, ministrados por 990 professores de 33 campus. O gasto foi até o momento equivalente a 11,9 milhões de reais e aumentará de acordo com a demanda.

O banco exerce o patrocínio através de Universia e a Telefônica oferece soluções tecnológicas

O banco oferece patrocínio através de seu espaço global de educação superior Universia e a Telefônica oferece soluções tecnológicas. Alierta afirmou que se em 2025 a demanda por formação universitária aumentar em 80 milhões de pessoas, segundo cálculos da Unesco, “a única solução viável tem que estar associada à educação digital”. E, mais ainda, agora “que a formação continua nas empresas até os 70 anos”.

Botín, por sua parte, chamou de “autêntica revolução” os cursos gratuitos online, e os comparou com o marco histórico da imprensa “que pela primeira vez deu acesso a muitas pessoas a formação e informação. O banqueiro organizou pela terceira vez, agora no Rio de Janeiro, um grande encontro de reitores (1.100) durante dois dias para conversar sobre o futuro da educação.

O Santander se justifica, após alertar clientes sobre reeleição

O presidente mundial do Santander, Emilio Botín, tentou neste domingo sair da saia justa criada por um informe enviado a alguns clientes no qual sugere que a melhora da presidenta Dilma Rousseff nas pesquisas poderia piorar o câmbio e as bolsas.

Botín disse neste domingo, no Rio, que a carta mandada aos clientes brasileiros não foi feita pelo banco, e sim por um analista "que enviou o informe sem consultar quem deveria consultar".

Conforme o site de notícias G1, após a declaração de Botín, um executivo  do banco informou que todos os responsáveis serão demitidos após uma investigação interna.

No programa piloto, 21,6% dos alunos inscritos terminaram o curso, com durações de entre quatro e oito semanas. “Não é um número baixo se comparado com os resultados de plataformas universitárias, que rondam 10-15%”, destacou Jaume Pagés, diretor da Universia.

No futuro a ideia é abrir os cursos também em inglês. “A conectividade está indo à frente da educação”, afirma Alierta, que cita como exemplo a América Latina, onde há 130% de celulares. “Há mais telefones do que pessoas no mundo”. O público potencial do MiríadaX é de 600 milhões de pessoas e Manuel López, presidente dos reitores espanhóis, tem claro que esta aventura cibernética não poderia ter sucesso de forma individualizada.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_