_
_
_
_

O Brasil tem o quinto Big Mac mais caro do mundo, segundo a ‘The Economist’

A revista britânica mede os preços do sanduíche em vários países

Um Big Mac, o principal sanduíche do McDonald's
Um Big Mac, o principal sanduíche do McDonald'sLuke Sharrett (Bloomberg)

O Índice Big Mac de julho, medido pela revista The Economist, coloca o Brasil como quinto colocado na lista de países com o sanduíche mais caro. Com o preço de 13 reais, o que equivale a 5,86 dólares, o Big Mac brasileiro está 22,1% mais caro do que o dos Estados Unidos, que custa 4,80 dólares. Em janeiro deste ano, a diferença era de 13,5% e o preço do hambúrguer aqui era de 12,40 reais ou 5,25 dólares. O cálculo é feito a partir do preço do sanduíche, descartando os combos com refrigerante e batatas.

Foi apenas em 2006 que o Brasil passou a ter um Big Mac mais caro do que o norte-americano. Antes disso, os preços oscilavam em até 50% a menos do que nos Estados Unidos. Em 2010, ele alcançou o maior índice até agora: 51,6% mais caro. Esse alto índice de 2010 deve-se ao aumento do próprio preço do Big Mac no Brasil, que passou de 8,71 reais (4,91 dólares) para 9,50 reais (6,16 dólares), um aumento de 1,25 dólar, enquanto nos EUA o preço cresceu apenas 34 centavos de dólar.

O gráfico divulgado também traz o Índice Ajustado, que compara o PIB per capita dos países em relação ao preço praticado pelo McDonald’s. Nesse caso, o Brasil sobe para a primeira posição, com um preço 86,8% acima do ideal. Em 2010, o preço estava 148,5% acima.

A revista The Economist calcula o índice há 18 anos, de forma a mostrar as diferenças entre o poder de compra e a taxa de câmbio de cada país. O mais caro atualmente fica na Noruega, e custa o equivalente a 7,76 dólares e e é 61,8% a mais do que o norte-americano. O Big Mac mais barato fica na Ucrânia, que custa 66,1% a menos e cerca de 1,63 dólares.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_