Copa do Mundo 2014 | CERIMÔNIA DE ABERTURA

Começa a festa do futebol

A cerimônia de inauguração centrou-se na identidade brasileira e os protestos contra a presidenta mesclaram-se ao espetáculo

Cerimônia de abertura na Arena Corinthians.
Cerimônia de abertura na Arena Corinthians.FABRIZIO BENSCH / Reuters

Ao redor de uma bola luminosa gigante, colocada no centro do campo do estádio Arena Corinthians, a cerimônia de abertura da Copa 2014 concentrou as três grandes características que sustentam a identidade do Brasil. A natureza, a diversidade de raças e culturas, com a música e a alegria de viver, a marca do povo brasileiro, e o futebol foram representados no ato. Ainda sem estar com a forma totalmente completa, mas já com um notável fundo amarelo, a esfera multicor abriu-se em gomos para receber primeiro Claudia Leitte, que levantou o público ao ritmo de Aquarela do Brasil.

Mais informações

A febre aumentou um pouco quando a cantora norte-americana Jennifer López e o rapper Pitbull também emergiram da plataforma central. Então, os movimentos dos quadris mais sinuosos do planeta tomaram conta do cenário central e também das arquibancadas. A canção oficial da Copa do Mundo, We are one, causou furor.

Terminada a apresentação, a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, escoltada no palco por Joseph Blatter, teve de escutar impropérios de um público que continuou com as ligações entre os protestos e o futebol que acompanham a Copa nos últimos dias.