_
_
_
_
_

Começa a festa do futebol

A cerimônia de inauguração centrou-se na identidade brasileira e os protestos contra a presidenta mesclaram-se ao espetáculo

Ladislao J. Moñino
Cerimônia de abertura na Arena Corinthians.
Cerimônia de abertura na Arena Corinthians.FABRIZIO BENSCH (Reuters)

Ao redor de uma bola luminosa gigante, colocada no centro do campo do estádio Arena Corinthians, a cerimônia de abertura da Copa 2014 concentrou as três grandes características que sustentam a identidade do Brasil. A natureza, a diversidade de raças e culturas, com a música e a alegria de viver, a marca do povo brasileiro, e o futebol foram representados no ato. Ainda sem estar com a forma totalmente completa, mas já com um notável fundo amarelo, a esfera multicor abriu-se em gomos para receber primeiro Claudia Leitte, que levantou o público ao ritmo de Aquarela do Brasil.

Mais informações
A festa de abertura do Mundial

A febre aumentou um pouco quando a cantora norte-americana Jennifer López e o rapper Pitbull também emergiram da plataforma central. Então, os movimentos dos quadris mais sinuosos do planeta tomaram conta do cenário central e também das arquibancadas. A canção oficial da Copa do Mundo, We are one, causou furor.

Terminada a apresentação, a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, escoltada no palco por Joseph Blatter, teve de escutar impropérios de um público que continuou com as ligações entre os protestos e o futebol que acompanham a Copa nos últimos dias.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_