Michael Jackson terá o primeiro disco póstumo

O álbum, chamado 'Xscape', contém oito canções novas e será lançado no dia 13 de maio, cinco anos após a morte do popstar

O Rei do Pop ressuscitará no dia 13 de maio. E fará isso com o álbum “Xscape”, faltando justamente um mês para que milhões de seguidores em todo mundo relembrem o quinto aniversário da morte de Michael Jackson. Será seu primeiro disco póstumo, que incluirá uma mistura de canções de sucesso e oito trabalhos nunca editados, incluído o que dá o título ao trabalho. Nesta terça-feira, 1 de abril, já será possível reservar no iTunes e em outras lojas eletrônicas.

O álbum foi produzido por L.A. Reid, o presidente executivo da Epic Records. Ele se empenhou diretamente em dar vida a este ambicioso projeto depois de adquirir a permissão da família para explorar todo seu trabalho. Os herdeiros confiaram a ele um acesso sem limite aos arquivos do cantor, um verdadeiro tesouro com produções que datam de até quatro décadas atrás.

Para explodir esta mina e atualizá-la, conservando a essência e a integridade de Michael Jackson, Reid juntou um grupo de produtores de renome como Timbaland, Rodney Jerkins, Stargate e John McClain. Tratava-se de “contemporizar” o legado. A edição de luxo inclui uma seleção de gravações no formato original. O título, explica a discográfica, representa esse processo.

Foi o próprio Reid que se encarregou de selecionar as canções que integrarão o álbum. O título de uma só palavra é uma constante que começou com Thriller, e que foi preservada com Xscape. John Branca e John McClain, responsáveis pela herança de Michael Jackson, lembram que o cantor sempre esteve buscando novos sons e o álbum captura esse espírito. Epic assegura que se criou “a melhor música nunca antes escutada”.

A foto do perfil do cantor no Twitter é a do álbum. Jerkins já revelou em julho de 2010 que estava trabalhando em uma série de canções nunca editadas de Michael Jackson. E, em agosto do ano passado, e depois em março, foi Timbaland que confirmou que estava imerso em um processo similar. Deu até nomes, inclusive. Portanto, a chegada deste primeiro disco póstumo não é uma surpresa.