_
_
_
_

A linha aérea Latam reduz em 46% seu prejuízo em 2013

A linha aérea tira proveito do corte de capacidade nos voos internacionais Multiplica por seis seu ebitida depois de reduzir custos e pagar menos pelo combustível

Aviões das linhas aéreas Tam e Lan, em Santiago do Chile.
Aviões das linhas aéreas Tam e Lan, em Santiago do Chile.M. Ruiza (EFE)

A linha aérea Latam, que culminou em 2012 na integração da chilena Lan com a brasileira Tam, reduziu em 46% seu prejuízo líquido em 2013 para 281 milhões de dólares, segundo informou nesta terça-feira. O recorte dos números vermelhos se explica, principalmente, pela melhoria do resultado bruto de exploração, que se multiplicou por seis até os 644 milhões de dólares depois de cumprir o previsto recorte de capacidade nos voos internacionais.

A companhia atribui esses resultados à redução de custos com equipe, em parte pela depreciação do real brasileiro, e ao menor desembolso com combustível, tanto pela queda do preço do barril de petróleo como pela melhoria na eficiência de seus aviões. Sob estes parâmetros, os custos totais caíram 3,9%, para 17,5 bilhões de dólares. Em confronto com esses números, a renda se manteve estável em 13,2 bilhões de dólares, ao que deve ser subtraído mais de 460 milhões em despesas financeiras e outros 540 milhões incluídos sob a epígrafe de "outros gastos", onde se inclui o impacto pela desfavorável flutuação do câmbio.

Os rendimentos por passageiro avançaram um escasso 0,8%, sobretudo pelo melhor desempenho do mercado brasileiro. A este respeito, a linha aérea informa que "continua colhendo resultados favoráveis à sua estratégia de racionalização da capacidade internacional de passageiros, tanto no Brasil como nos mercados domésticos de fala hispânica". A melhoria da distribuição dos slots de passageiros obtida no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, representa um passo importante na consolidação do Aeroporto de Guarulhos como o principal hub do grupo para voos intercontinentais.

No quarto trimestre, a Latam registrou uma perda líquida de 46 milhões de dólares, uma queda de 37%.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_