_
_
_
_
_

Espanha pega um grupo fácil no caminho para a Eurocopa

A campeã das duas últimas edições, enquadrada no Grupo C, se medirá entre setembro de 2014 e outubro de 2015 com Luxemburgo, Macedônia, Bielorrússia, Eslováquia e Ucrânia para chegar ao torneio Gibraltar, que debuta, acaba no Grupo D, como Alemanha

Iríbar, Jennings, Ravelli e Dasev em Niza para sorteio da Copa.
Iríbar, Jennings, Ravelli e Dasev em Niza para sorteio da Copa.ALEJANDRO RUESGA

Luxemburgo, Macedônia, Bielorrússia, Eslováquia e Ucrânia. Esses são os cinco rivais da Espanha para tentar se classificar para a Eurocopa da França de 2016 (10 de junho ao 10 de julho) e defender os títulos de 2008 e 2012. O time treinado por Vicente Del Bosque acabou enquadrado em um grupo feito sob medida para tentar manter sua rajada de presenças no torneio continental, reunião à que não falta desde 1992, há mais de 20 anos.

Os grupos

Grupo A: Holanda, República Tcheca, Turquia, Letônia, Islândia, Cazaquistão.

Grupo B: Bósnia Herzegovina, Bélgica, Israel, Gales, Chipre, Andorra.

Grupo C: Espanha, Ucrânia, Eslováquia, Bielorrússia, Macedônia, Luxemburgo.

Grupo D: Alemanha, Irlanda, Polônia, Escócia, Geórgia, Gibraltar.

Grupo E: Inglaterra, Suíça, Eslovênia, Estônia, Lituania, San Marino.

Grupo F: Grécia, Hungria, Romênia, Finlândia, Irlanda do norte, Ilhas Feroe.

Grupo G: Rússia, Suécia, Áustria, Moldávia, Montenegro, Lietchtenstein.

Grupo H: Itália, Croácia, Noruega, Bulgária, Azerbaijão, Malta.

Grupo I: Portugal, Dinamarca, Armênia, Albânia.

Assim, La Roja evitou os rivais mais complicados: Bélgica, que podia ter caído desde a segunda rodada do sorteio; e Sérvia ou Turquia, com a que o destino podia ter cruzado desde a terceira.

O sorteio definiu os nove grupos, oito com seis países cada um e um que terá só cinco. A fase de classificação da primeira Eurocopa da história com 24 países começará dia 7 de setembro de 2014, logo após o fim do Mundial de futebol deste verão, que acontece no Brasil, e terminará no dia 13 de outubro de 2015. Os dois melhores times de cada grupo se classificam para a fase final junto do terceiro melhor equipe de todos os grupos. Os oito terceiros restantes se enfrentarão na fase de play-off para decidir os outros quatro classificados. Pela primeira vez, os encontros se jogarão de quinta a terça-feira, às 18:00h e às 20:45h

O corpo técnico de La Roja conhece bem seus próximos rivais. Ucrânia ficou muito próximo da Copa do Mundo 2014, eliminada pela França em uma grande partida em Saint-Denis. Sua única participação em uma fase final europeia foi em 2012, como anfitrião.

A Eslováquia foi a rival da Espanha na última vez que a seleção jogou sua participação em uma fase final na repescagem. Foi para conseguir o bilhete para o Mundial de 2006 e os espanhóis não falharam. Desde que se separou da Tchecoslováquia, nunca conseguiram entrar em uma fase final europeia. Na última fase de classificação, não conseguiu marcar mais de um gol em nenhum dos dez jogos disputados.

A Bielorrússia repetirá contra a Espanha em uma fase de classificação, depois de ter sido rival para o Mundial do Brasil. A Espanha ganhou os dois encontros e a Bielorrússia acabou em última do grupo.

A Macedônia, uma equipe corrosiva, fiará todas suas alternativas aos jogos que dispute como mandante, enquanto Luxemburgo já se acostumou ao papel de figurante: só seis vitórias em 99 encontros em fases de classificação europeias.

Sorteio foi dirigido para evitar um Gibraltar-Espanha e Azerbaijão-Armênia

Antes do sorteio, a UEFA chegou a um acordo com as federações. O sorteio seria dirigido, não puro, para evitar conflitos. Assim "por motivos políticos", especificou o organismo, Gibraltar não podia coincidir no mesmo grupo de Espanha nem Azerbaijão no da Armênia. A seleção do Peñón acabou no Grupo D, com Alemanha.

Não foi o único elemento que marcou o sorteio. Por ordem da televisão, as seleções mais potentes (Inglaterra, Alemanha, Espanha e Holanda) deviam estar em um grupo de seis equipes, e não podiam acabar no de cinco.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_