_
_
_
_
MERCADO DE DIVISAS

De surpresa, Banco Central da Índia sobe os juros a 8% em plena crise das moedas

O instituto emissor aprova o terceiro incremento desde que Rajan chegou à presidência O Banco da Turquia também analisa possíveis medidas para enfrentar as turbulências

Um mercado de verduras, na cidade de Déli.
Um mercado de verduras, na cidade de Déli.A. MASOOD (REUTERS)

O Banco Central da Índia anunciou de surpresa uma alta de 0,25 ponto percentual da taxa de juros da rupia, que se situa assim em 8%. O objetivo é frear as pressões inflacionistas e estimular o crescimento da economia. Embora estes sejam os argumentos oficiais, a decisão também ajudará a conter a cotação da rupia depois das turbulências sofridas nos mercados de divisas contra as moedas dos países emergentes. Na verdade, nas próximas horas é esperado que outro banco central dos países emergentes, o da Turquia, anuncie medidas depois da depreciação sofrida nas últimas jornadas.

No caso da Índia, a alta anunciada nesta terça-feira é a terceira desde que o ex-economista chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI) Raghuram G. Rajan fosse designado chefe do instituto emissor da Índia no mês de agosto.

No comunicado feito após a decisão sobre as taxas de juro, Rajan reconheceu que as perspectivas de crescimento do país são cada vez mais preocupantes, ao mesmo tempo que as perspectivas de inflação continuam representando o maior risco para a economia com crescimentos próximos ao duplo dígito.

"O risco mais grave para o valor da rupia procede da inflação, que continua sendo elevada e próxima do duplo dígito, apesar da desinflação prevista em vegetais e frutas. Além disso, a inflação subjacente, que exclui alimentos e combustível, também foi alta, especialmente nos serviços, o que indica pressões salariais e outros efeitos de segunda ordem", explicou o chefe do Banco Central.

Deste modo, o Banco Central indiano reage às recentes pressões nos mercados sobre as moedas das economias emergentes, algo que também fará a Turquia, que convocou ontem para esta terça-feira uma reunião de urgência que adotará medidas para defender sua divisa.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_