Neymar ficará em recuperação durante as próximas três ou quatro semanas

O jogador do Barcelona passou por uma série de exames que confirmaram que seu tornozelo direito sofreu uma "torção no tendão"

Momento em que Neymar se lesiona.
Momento em que Neymar se lesiona.

Neymar Jr. ficará três ou quatro semanas em repouso por uma torção no "tendão peroneal no seu tornozelo direito". Foi o que disseram os exames pelos quais o jogador brasileiro do Barcelona passou ontem, depois de sofrer a lesão durante o jogo das oitavas de final da Copa do Rei contra o Getafe (0-2).  Segundo o cálculo inicial, o brasileiro poderia voltar a tempo para jogar contra o Manchester City, no primeiro encontro das oitavas da Liga dos Campeões, com data prevista para 18 de fevereiro, no Etihad Stadium.

Neymar fez uma de suas populares bicicletas, pisou na linha de fundo e fincou o pé direito no chão ao mesmo tempo em que seu joelho continuava seu próprio caminho, oposto ao do tornozelo. Neymar mordeu a grama, um gesto de dor inquestionável, e levantou o braço imediatamente para solicitar assistência médica. No minuto 27 do encontro algo tinha se deslocado, mas nem sequer as imagens esclareciam o quê. Um sinal revelador, no entanto, foi dado por Messi, que se aproximou para ver como estava e, depois de umas poucas palavras e de tocar seu cabelo carinhosamente, voltou ao banco sem maiores alardes. O médico do time, Ricard Pruna, tentou checar as articulações pedindo que Neymar se levantasse, para dar um simples passo. Mas foi impossível e ele caiu vencido no chão, como chumbo. A entrada do substituto foi solicitada ao mesmo tempo que o camisa 11 desfilava até o túnel dos vestuários, ajudado pelos enfermeiros, sem apoiar o pé e com uma expressão tão dolorida quanto contrariada.

“O tornozelo”, disse Pruna aos microfones de televisão, antes de voltar ao banco. “Torção nos tendões peroneais do tornozelo direito”, completaram os serviços médicos do clube. “Podemos ficar tranquilos, ele está bem e não parece tão grave como temíamos”, concluiu Martino; “Ney está tranquilo porque seu pai já lhe visitou no vestuário”.

Xavi, 700 partidas

A melhor noite foi a de Xavi, que participou nos últimos 20 minutos para chegar à sensacional cifra de 700 partidas com o elástico do Barça, mais que nenhum outro jogador. “Me sinto importante e gosto, não posso pedir mais”, assegurou o jogador, que doará a camiseta ao museu do clube.