Xabi Alonso renova por mais dois anos com o Real Madrid

O contrato do jogador terminaria em 30 de junho. Sua permanência no time será até 2016, com possibilidade de ampliar por mais uma temporada

Xabi Alonso, durante o jogo contra o Valencia.
Xabi Alonso, durante o jogo contra o Valencia.JOSE JORDAN / AFP

Xabi Alonso, de 32 anos, e o Real Madrid chegaram a um acordo pelo qual o jogador natural de Donostia-San Sebastián, norte da Espanha, jogará no clube branco até 2016, com a possibilidade de ampliar por mais uma temporada. O contrato do centroavante finalizava em 30 de junho e sua renovação foi convertida em uma prioridade para o técnico Carlo Ancelotti e também para os torcedores, que pediam sua renovação em algumas partidas celebradas no Santiago Bernabéu. Alonso tinha algumas dúvidas sobre sua continuidade, mas finalmente a oferta de dois anos acabou lhe convencendo.

Alonso chegou ao Real Madrid no verão de 2009, procedente do Liverpool, por um esforço pessoal do então diretor geral do Real, Jorge Valdano. Tanto para Manuel Pellegrini, como para José Mourinho e agora para Ancelotti, foi um jogador fundamental por sua principal virtude: fundir em um só jogador a capacidade de criar jogo e de destrui-lo. A cada vez que Alonso não jogou, a equipe ressentiu sensivelmente. Desde que chegou ao clube, tratou-se de encontrar outro jogador que lhe permitisse alternar e dosificar seus esforços (Sahin, Essien, Modric, Illarramendi), mas em suas ausências, nenhum conseguiu ocupar seu posto com a mesma hierarquia.  

Debido a las excepcionales circunstancias, EL PAÍS está ofreciendo gratuitamente todos sus contenidos digitales. La información relativa al coronavirus seguirá en abierto mientras persista la gravedad de la crisis.

Decenas de periodistas trabajan sin descanso para llevarte la cobertura más rigurosa y cumplir con su misión de servicio público. Si quieres apoyar nuestro periodismo puedes hacerlo aquí por 1 euro el primer mes (a partir de junio 10 euros). Suscríbete a los hechos.

Suscríbete