_
_
_
_
_

Um incêndio atinge uma das principais obras de Niemeyer em São Paulo

Dois bombeiros tiveram ferimentos graves e se encontram internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas de São Paulo O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse que faria uma visita a eles durante a noite Mais outros 15 bombeiros tiveram ferimentos menos graves, principalmente nas vias respiratórias

Memorial da América Latina, nesta sexta.
Memorial da América Latina, nesta sexta.Bosco Martín

Dois bombeiros se feriram gravemente na tentativa de debelar o fogo que atingiu um dos seis prédios que constituem o Memorial da América Latina, situado na zona oeste de São Paulo, na tarde desta sexta-feira. Eles se encontram internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Clínicas de São Paulo e devem receber uma visita do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, durante esta noite. Mais outros 15 bombeiros tiveram ferimentos menos graves, principalmente nas vias respiratórias.

Os bombeiros foram acionados às 14h56. Na primeira coletiva de imprensa, às 18h00, o capitão da Polícia Militar Emerson Massena informou que os brigadistas notaram os indícios de fogo e o corpo de Bombeiros chegou ao local com agilidade. No entanto, devido ao formato do prédio, o tipo de incêndio que se formou era “muito difícil de combater”. A avaliação dos bombeiros é que mais da metade do auditório Simón Bolívar, cuja capacidade somada de seus dois teatros é de mais de 1600 lugares, ficou comprometida.

“Vamos trabalhar muito para que os bombeiros feridos voltem logo para suas famílias e estejam em segurança”, disse Alckmin em uma entrevista coletiva de quatro minutos na frente do local do acidente.

Os bombeiros se feriram pois, quando entraram para combater o incêndio, uma corrente de ar alimentou ainda mais as chamas. O fenômeno é chamado de flash over pelos bombeiros e ocorreu devido ao pé direito alto do prédio. Uma tapeçaria da artista Tomie Ohtake foi atingida pelo fogo. “A perda é mais material do que cultural e essa peça (de Ohtake) pode ser reconstituída”, avaliou Alckmin.

Os bombeiros se feriram pois, quando entraram para combater o incêndio, uma corrente de ar alimentou ainda mais as chamas. O fenômeno é chamado de flashover pelos bombeiros e ocorreu devido ao pé direito alto do prédio

A sede da emissora de televisão Record, que fica ao lado do local, foi parcialmente evacuada. “Os seguranças já não deixavam mais ninguém entrar no edifício por causa da nuvem de fumaça e a emissora está com uma equipe mínima trabalhando”, disse Paullus Carvalho, operador de TV da Record que fazia cobertura do acidente.

Além disso, um estacionamento ao lado da sede administrativa, um dos outros prédios do complexo, foi fechado. O terminal de metrô e de ônibus da Barra Funda, também vizinha do Memorial, continuou operando normalmente, mas um trecho da Avenida Auro Soares da Moura teve o trânsito interrompido. Neste sábado, o local receberia um festival de Hip Hop, mas o evento foi cancelado.

Idealizado pelo antropólogo, político, escritor e intelectual brasileiro Darcy Ribeiro, o Memorial foi construído em 1989 e é muito conhecido na cidade de São Paulo pela intensa agenda de eventos culturais, a maioria deles gratuita. Seu projeto é do arquiteto Oscar Niemayer. Ele é mantido e administrado pela Fundação Memorial da América Latina, subordinada ao governo do estado paulista e atualmente é dirigido pelo cineasta João Batista de Andrade.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_