_
_
_
_
_

Obama: “Isto não é um ponto final, é uma vírgula na história da América”

O ex-presidente faz um breve discurso, agora como cidadão, antes de sair de férias para o sul da Califórnia

Barack e Michelle Obama se despedem.
Barack e Michelle Obama se despedem.REUTERS

Barack Obama fez um discurso na sexta-feira como cidadão comum, pela primeira vez em mais de uma década desde que foi eleito senador. O pronunciamento ocorreu durante uma despedida improvisada na base militar de Andrews, de onde embarcaria com a esposa para suas primeiras férias fora da Casa Branca. O discurso foi presenciado por cerca de 2.000 pessoas que faziam parte da equipe mais próxima do presidente. “Isto não é um ponto final”, disse em referência à transferência de poder que acaba de acontecer em Washington, “é uma vírgula na história da construção da América”.

Mais informações
Trump assina seu primeiro decreto: flexibilizar a reforma de saúde de Obama
“Todos somos Michelle hoje”: Twitter fica de luto para receber Trump
O que esperar de Trump em suas primeiras 72 horas como presidente
A única coisa que Trump pode ensinar a muitos ex-presidentes
EUA e o mundo observam tensos o nascimento da era Trump

Imediatamente após a posse do 45o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o agora ex-presidente Barack Obama e sua esposa, Michelle, foram direto do Capitólio à base militar de Andrews para seu último voo no Air Force One. Nesta sexta-feira, iniciaram um curto período de férias em Palm Springs, no deserto do sul da Califórnia, a cerca de 180 quilômetros de Los Angeles.

Antes, despediu-se de sua equipe. “Nossa democracia não são edifícios nem documentos. São vocês e a vontade de trabalhar e melhorar as coisas. São vocês e a disposição para ouvir, discutir e se unir para bater às portas e fazer telefonemas e tratar as pessoas com respeito. E isso não acaba. Isto é apenas uma parada no caminho.”

O sul da Califórnia é um dos locais de descanso favoritos de Obama. Quando tinha que ir para a costa oeste, principalmente a eventos de arrecadação de fundos, muitas vezes reservava um dia extra para jogar golfe em Palm Springs ou em San Diego. No ano passado, a imprensa local especulou que os Obama procuravam uma casa na região, até que confirmaram que continuarão morando em Washington.

Os Obama foram recebidos pelas chuvas mais intensas dos últimos tempos na região, que enfrenta cinco anos de seca. O avião fez várias tentativas para aterrissar no aeroporto de Palm Springs, até que foi desviado para uma base militar perto de Riverside, onde pousou às 17h45 no horário local. As chuvas empaparam todo o sul da Califórnia no dia da posse de Trump, com alertas de enchentes e bloqueios de estradas em uma área muito mal preparada para as precipitações. Pelo menos por enquanto, Obama terá de deixar o golfe de lado.

Os Obama ficarão hospedados em uma residência em Thunderbird Heights, uma comunidade com alto poder aquisitivo em Rancho Mirage. Quatro presidentes, segundo informações do jornal local Desert Sun, jogaram golfe em Thunderbird: Eisenhower, Richard Nixon (o único presidente californiano da história), Gerald Ford e George W. Bush. O jornal destaca que, desde Herbert Hoover em 1929, todos os presidentes visitaram o deserto de Palm Springs, exceto Roosevelt e Carter.

De acordo com o site TMZ, os Obamas ficarão nos próximos dias na casa do embaixador dos EUA na Espanha, James Costos, e de seu marido, Michael Smith. Costos deixará o cargo juntamente com Obama. Costos e Smith são amigos íntimos da família Obama e doadores generosos de suas campanhas.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_