_
_
_
_
_

“Está tudo armado para evitar que Lula seja candidato”

O ex-ministro da Educação do Brasil afirma que o PT sofre uma campanha de descrédito

Tarso Genro, em Madri
Tarso Genro, em Madriuly martín

Não foi um bom ano para o Brasil: o país acumula uma queda do PIB de 4%; a presidenta Dilma Rousseff foi deposta em setembro em um julgamento político; e as labirínticas tramas de corrupção colocaram em xeque o Governo que a substituiu. A saída do túnel, segundo Tarso Genro, natural de São Borja, no Rio Grande do Sul, passa por uma inescapável renovação política. “A crise econômica não será superada sem que a política seja”, opina o ex-ministro da Educação, de Relações Institucionais e da Justiça nos Governos de Lula (2002-2009), governador do Rio Grande do Sul, pelo Partido dos Trabalhadores (PT), e um dos maiores defensores do Fórum Social Mundial de Porto Alegre.

Mais informações
Tarso Genro: “Não se pode dizer que o PT terminou seu prazo de validade”
Após fracasso eleitoral, PT encara desafio de forjar líderes na esquerda além de Lula
Ricupero: “A história do Brasil mostra que viver na incerteza é o nosso normal”
No Brasil da Lava Jato, urnas punem PT, mas não outros investigados no escândalo

Para Genro, o impeachment se baseou em uma “retirada arbitrária da presidenta pela simples formação de uma maioria política no Congresso brasileiro”, já que “não houve delito de corrupção nem abandono de suas obrigações presidenciais”. Em sua opinião, o PT e seus dois principais líderes, Lula e Rousseff, sofreram uma campanha de descrédito por parte da mídia “que formam um oligopólio no Brasil”. E, segundo o ex-governador, essa foi a principal causa do descalabro do PT nas eleições regionais de outubro.

Pergunta. O descrédito não se deve aos casos de corrupção?

Resposta. Todos os partidos perderam credibilidade no Brasil devido aos processos por corrupção, que é sistêmica e endêmica. Mas o PT não é o principal partido acusado de corrupção nem seus cargos são os que estão sendo majoritariamente processados. A atenção se concentrou no PT porque estava no poder, o que é compreensível. Mas Rousseff não caiu devido à corrupção.

P. Por que Rousseff não se demitiu antes de ocorrer o impeachment?

R. Para Rousseff, e para uma parte significativa de sua equipe, era difícil acreditar que o PMDB [seu aliado no Governo] fosse traí-la porque o vice-presidente fazia parte do PMDB. Mas a traição se baseou exatamente nisso: o vice-presidente queria o poder.

P. Já em 2014, o sr. defendeu a necessidade de o PT dar uma guinada à esquerda e romper a coalizão com o PMDB. Por quê?

R. O esgotamento do modelo de desenvolvimento e as mudanças da economia mundial iam impedir que toda a população melhorasse, que foi o que caracterizou o Governo de Lula. Era necessária uma reforma tributária para manter as políticas sociais, reduzindo a dependência do financiamento internacional. E para isso não podíamos contar com o PMDB. Mas minha posição não foi majoritária no PT.

As palavras socialismo e socialdemocracia perderam seu sentido

P. Michel Temer [atual presidente] tem possibilidades de acabar seu mandato?

R. As pesquisas dão um alto índice de desaprovação ao presidente, que está sendo acusado por empresários de arrecadação ilegal de fundos para sua campanha eleitoral. Algo de que nenhum empresário acusou Lula.

P. O sr. conhece o homem por trás do político. Acredita que Lula é capaz de cometer os crimes do qual é acusado?

R. Lula tem cinco processos e nenhuma prova sólida contra ele. Se houvesse, já estaria preso.

P. Lula poderia ser o candidato do PT em 2018?

R. Está tudo armado para impedir isso. Mas o poder judiciário no Brasil tem uma tradição respeitável. Nós esperamos que seja possível demonstrar nas instâncias superiores que Lula não tem responsabilidades penais.

P. A divisão dos poderes está falhando?

R. O Supremo Tribunal Federal tem ministros honrados, mas que assumiram posições políticas diante da crise. Portanto, há um desequilíbrio, mas não há ainda uma ruptura. Para retomar o equilíbrio precisamos de novas eleições presidenciais. Para que haja uma presidência legítima e para reformar a política.

Se houvesse alguma prova sólida contra Lula, ele teria sido preso

P. O sr. era vice-prefeito de Porto Alegre quando se realizaram os primeiros orçamentos participativos em 1988. Como se pode estimular hoje a participação da população na política?

R. Com respeito e atenção a suas demandas. Quando as pessoas sentem que são ouvidas, participam. Se não manipuladas, não. Ou participam uma vez e saem às ruas.

P. Que futuro tem a esquerda na América Latina depois do triunfo de Mauricio Macri na Argentina e da oposição na Assembleia Nacional da Venezuela?

R. As palavras socialismo e socialdemocracia estão perdendo o sentido em nível global. Acredito que houve uma mudança generalizada na estrutura do capital, o que mudou a estrutura de classes. E os políticos não mudaram sua visão de mundo nem seus projetos. O Brasil falhou na hora de encontrar uma saída para a crise dentro do sistema de capital global. Mas essa saída também não foi encontrada em nenhum outro lugar.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_