_
_
_
_
_

Nico Rosberg, campeão do mundo de Fórmula 1

Piloto alemão de 31 anos conquista seu primeiro título com a segunda colocação em Abu Dabi

Oriol Puigdemont
Rosberg celebra a conquista de seu primeiro título na F-1.
Rosberg celebra a conquista de seu primeiro título na F-1.Clive Mason (Getty Images)

Nico Rosberg se sagrou campeão mundial de Fórmula 1 em Abu Dabi depois de terminar o último Grande Prêmio da temporada em segundo lugar. O piloto alemão da Mercedes, de 31 anos, obtém seu primeiro título após ser vice em duas das três últimas temporadas. Lewis Hamilton, que venceu a prova, não conseguiu desbancar o seu companheiro de equipe e ficou com o vice-campeonato, somando 380 pontos, cinco a menos que o alemão. O terceiro colocado no Mundial, igualando o seu resultado de 2014, foi Daniel Ricciardo, quinto na prova de Yas Marina.

Mais informações
Assim ficou a classificação da F-1 (em espanhol)
“Ayrton Senna Vai mais além do espaço e do tempo”
Fórmula 1: A lenda dos irmãos Rodríguez

Um balanço de resultados de Rosberg mostra o bom trabalho do alemão ao longo de toda a temporada. Acumulou nove vitórias, cinco segundas posições e dois terceiros lugares. Seu pior resultado foi no GP de Mônaco, sétima colocação. A supremacia da Mercedes, conquistando seu terceiro Mundial de Construtores seguido, permitiu a Rosberg e Hamilton lutarem pelo título até o último momento.

A temporada de 2016 se caracterizou, além da consagração de Rosberg, pela irrupção de Max Verstappen. O holandês assumiu o lugar de Kvyat na Espanha e aos 18 anos, ao volante de uma Red Bull, se tornou o piloto mais jovem da história a vencer uma corrida de Fórmula 1. O momento de maior mal-estar para os dois pilotos da Mercedes teve lugar também no Grande Prêmio da Catalunha, quando ambos se chocaram na primeira volta, disputando a liderança, e abandonaram. A tensão entre os dois pilotos voltou a aparecer na Áustria. Na última volta, Rosberg se defendia dos ataques de Hamilton, mas, tentando evitar a ultrapassagem, acabou destruindo o bico do seu próprio carro e sofreu uma punição de 10 segundos, o que o empurrou para a quarta posição.

Um dos momentos mais críticos para Hamilton ocorreu na Malásia. A 16 voltas do final, seu carro pifou, e Rosberg, que foi terceiro colocado, conseguiu aumentar a distância na classificação geral. Entretanto, o britânico não se rendeu e chegou a Abu Dabi com chances matemáticas de obter o título, depois de vencer as três corridas anteriores (Estados Unidos, México e Brasil).

O piloto e campeão mundial de Fórmula 1, Nico Rosberg.
O piloto e campeão mundial de Fórmula 1, Nico Rosberg.VALDRIN XHEMAJ (EFE)

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_