_
_
_
_
_

Greve nacional tem adesão parcial na Venezuela

Tanto a oposição como o chavismo cantam vitória na jornada de greve

Homem caminha por uma rua em Caracas, Venezuela.
Homem caminha por uma rua em Caracas, Venezuela.MARCO BELLO (REUTERS)
Mais informações
Diálogo na Venezuela anunciado pelo Vaticano naufraga antes de começar
Grupo de chavistas invade o Parlamento da Venezuela
Oposição venezuelana assume ofensiva nas ruas e na política
Protesto contra Governo da Venezuela termina com mais de 120 feridos

A paralisação cívica nacional convocada pela oposicionista Mesa da Unidade Democrática (MUD) para esta sexta-feira teve adesão parcial em Caracas e outras cidades venezuelanas. Desde o início da manhã, com um simples olhar se notava nas ruas do Centro e Leste da capital venezuelana menos trânsito e atividade em geral do que num dia regular de trabalho, mas mais do que em um dia de feriado. Embora os serviços de transporte público, como o metrô de Caracas, operassem normalmente, a afluência de usuários era limitada.

Na realidade, era difícil avaliar o êxito da convocação, dadas as suas características. Desde a quarta-feira, quando fez o chamado, a MUD e seus diversos componentes se esforçaram em ressaltar que se tratava de uma “greve cívica”, querendo com isso dizer que cabia a cada cidadão adotar a decisão de sair ou não de casa. Não se esperava que lojas ou indústrias fechassem as portas. Com isso, a aliança oposicionista buscava eximir de responsabilidade pela paralisação o setor empresarial, esmagadoramente contrário ao Governo, mas por isso mesmo na mira das autoridades como potencial alvo de sanções e até apropriações.

Na metade do dia, ambos os lados se atribuíam a vitória. “A solidão das ruas em sintonia com a solidão da cúpula corrupta do PSUV. Que acabe o golpe e respeitem a Constituição!”, proclamava em sua conta no Twitter o governador do Estado de Miranda e duas vezes candidato presidencial da oposição, Henrique Capriles. Em contrapartida, o presidente Nicolás Maduro agradecia na mesma rede social a solidariedade da classe operária: “Hoje voltamos a triunfar. Continuemos trabalhando pela felicidade social!”.

A oposição convocou a paralisação para manter a pressão sobre o Governo, ao qual deu um prazo de uma semana para que “restitua a ordem constitucional” e remova a medida de suspensão do processo de referendo revocatório do mandado do presidente Maduro. Se isso não ocorrer, a Assembleia Nacional, de maioria oposicionista, continuará com o julgamento político que abriu contra o mandatário e, na quinta-feira, 3 de novembro, a MUD fará uma marcha com seus seguidores ao palácio presidencial de Miraflores, no centro histórico de Caracas.

Na defensiva e consciente do revés simbólico de as ruas permanecerem vazias nesta sexta-feira, na véspera o vice-presidente Aristóbulo Istúriz pediu a seus seguidores dos sindicatos de transportadores que saíssem com seus veículos desde as seis da manhã. Tanto Maduro como o número dois do chavismo, Diosdado Cabello, ameaçaram na quinta-feira ocupar e “recuperar para o povo” qualquer loja ou fábrica que fechasse nesta sexta. Piquetes militares faziam inspeções na cidade de Valência, centro da indústria leve.

Na quinta-feira, efetivos da polícia política rodearam a sede corporativa em Caracas do maior grupo agroindustrial privado, Empresas Polar, assim como a residência pessoal de seu presidente, Lorenzo Mendoza. O magnata foi visto entre a multidão na quarta-feira, durante a maciça manifestação chamada de Tomada da Venezuela, organizada pela oposição.

Enquanto isso, o chefe da bancada situacionista no Parlamento, o deputado Héctor Rodríguez, apresentou nesta quinta-feira um recurso perante o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) para anular os efeitos do julgamento político que a Assembleia Nacional realiza para determinar o suposto “abandono do cargo” por parte de Maduro. O TSJ é controlado pelo Governo e, desde que em janeiro a oposição assumiu a maioria absoluta na Assembleia, o tribunal se tornou a principal arma defensiva diante das iniciativas do Legislativo.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_