Freixo e Pedro Paulo polarizam o debate na TV Globo em busca do segundo turno do Rio
No último debate antes das eleições municipais no RJ, domina a briga por conquistar uma vaga no segundo turno para enfrentar Crivella
No último enfrentamento na TV Globo antes o primeiro turno das eleições municipais 2016, os candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro participaram nesta quinta-feira de um debate organizado pela Globo no qual se repetiram as críticas ao PMDB, que governa a cidade, e os ataques a Marcelo Crivella (PRB), que lidera as pesquisas. Mas, principalmente, escancarou-se a briga entre Pedro Paulo (PMDB) e Marcelo Freixo (PSOL), empatados tecnicamente, por conquistar até o último voto para chegar no segundo turno. Também participaram do evento, Indio da Costa (PSD), Jandira Feghali (PC do B), Flavio Bolsonaro (PSC), Carlos Osorio (PSDB) e Alessandro Molon (Rede Sustentabilidade).
Há mais de uma semana que o peemedebista associa Freixo com o “radicalismo” e a falta de diálogo, e no debate chegou até a atacá-lo por ter tido um assessor condenado por ter batido na sua ex-mulher. Freixo revidou com sarcasmo cada um dos ataques, lembrou o episódio de violência do rival com a ex-mulher, apontou as responsabilidades da Prefeitura pela queda da ciclovia Tim Maia, e criticou a gestão do PMDB na cidade. Em uma tentativa de chegar aos eleitores indecisos e de centro, o candidato do PSOL evitou os temas nacionais. Ao contrário de Jandira Feghali, em nenhum momento falou sobre “golpe” contra o Governo de Dilma Rousseff.
Enquanto isso, Crivella, apesar de atacado, beneficiou-se da atenção dedicada à rixa dos rivais. Mas também aproveitou suas intervenções para confrontar o PMDB e ironizar o rival Pedro Paulo.
Jandira apelou ao voto feminino, Carlos Osório à boa gestão, Indio à integração da tecnologia na administração, Alessandro Molon à transparência e Flavio Bolsonaro à segurança pública. Mas todos coincidiram em atacar o PMDB, na expetativa de tirar seu candidato, sua estrutura de campanha e seu tempo de televisão do segundo turno.
Leia aqui os comentários do EL PAÍS Brasil sobre o debate eleitoral do Rio de Janeiro.
Tu suscripción se está usando en otro dispositivo
¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?
Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.
FlechaTu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.
Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.
En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.
Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.