_
_
_
_
_

A aposta de Marina e de parte do PT por novas eleições presidenciais

Projeto de Emenda à Constituição foi protocolado por senadores nesta terça

Gil Alessi

Petistas e parlamentares da oposição querem a convocação eleições antecipadas caso o impedimento de Dilma Rousseff seja aprovado no Congresso. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) encaminhada por um grupos de seis senadores que une PT, PPS, Rede e PSB, foi protocolada na noite de terça-feira, e já pode começar a tramitar. Ela prevê que o pleito marcado para 2018 se realize ainda este ano, concomitantemente com as eleições municipais, em outubro. Presidente e vice eleitos ficariam no cargo até o final de 2018 - mandado de dois anos contados à partir de 1º de janeiro de 2017. A justificativa seria a falta de legitimidade do vice para assumir a presidência sem ter sido eleito diretamente para isso.

Marina Silva em Brasília.
Marina Silva em Brasília.Elza Fiuza/Agência Brasil
Mais informações
“Há desproporção no processo de impeachment de Dilma Rousseff”
Copa do Mundo? Não, votação do processo de impeachment
“Profunda reforma política seria mais crucial que novas eleições”
Periferia, além da polarização

No Senado, João Capiberibe (PSB-AP) é um dos que encampam a campanha pela PEC. “Estamos lançando um embrião, nossa expectativa é que isso se torne uma saída negociada para a crise, inclusive com uma consulta à sociedade”, afirma. O parlamentar acredita que a antecipação das eleições se faz necessária tendo em vista que “os dois lados são ilegítimos, tanto Dilma quanto Temer, nenhum dos dois consegue governar”. Capiberibe acredita que a proposta pode tramitar paralelamente ao rito do impeachment no Senado. Nesse ponto há uma divergência entre o grupo da Câmara alta e deputados do PT, que aceitam a tese da nova eleição somente após o afastamento definitivo de Dilma. Até que isso ocorra, a ordem da bancada é defender a presidenta até o final.

A proposta ganhou força entre os petistas após a derrota na Câmara, que deixou Dilma a um passo do impeachment. Agora a matéria segue para votação no Senado e, caso seja aprovada, o vice Michel Temer (PMDB) assumiria a presidência. Além disso, a divulgação da última pesquisa Datafolha animou os petistas e deu fôlego para a ideia. De acordo com o levantamento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera as intenções de voto para o pleito de 2018 em todos os cenários propostos – com o senador Aécio Neves ou com o governador Geraldo Alckmin como candidatos do PSDB. De acordo com a pesquisa, a única que representaria uma ameaça ao petista seria Marina Silva (Rede), com quem ele empataria tecnicamente em um dos cenários. Estes números tornam atrativa para o PT a ideia da realização de eleições antecipadas em caso de impeachment de Dilma. Soma-se a isso o alto índice de rejeição a Temer nas pesquisas, e o fato de que a Câmara poderá processar em breve um pedido de impeachment do vice.

A ideia não é nova: quando o impeachment pareceu perder força no início de abril, Marina Silva e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), se manifestaram favoravelmente à antecipação do pleito. À época, vários parlamentares governistas chegaram a dizer que antecipar as eleições era uma forma de golpe, e o tucano Aécio Neves criticou a proposta, dizendo que ela apenas “fragilizaria” o impeachment de Dilma. Marina voltou a tocar no assunto nesta semana: "Com o devido sentido de urgência, [o TSE] faz a cassação da chapa Dilma-Temer e convoca uma nova eleição ainda para este ano, com base inclusive na estrutura das eleições municipais que está completamente estabelecida". O ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-ministro da Justiça Tarso Genro também é favorável à medida. Em entrevista à Agência Brasil, o petista afirmou que “seria muito melhor para o país convocar eleições", e que "certamente, jurista que ele [Michel Temer] é, ele vai reconhecer que sua legitimidade é escassa para terminar o mandato".

"Se o impedimento de fato for decretado, passar pelo Senado, nós vamos defender eleições gerais”, afirmou em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo o deputado Wadih Damous (PT-RJ). De acordo com o parlamentar, o vice-presidente Michel Temer (PMDB), não teria “condições morais e jurídicas para vir a presidir o Brasil”. 

Uma PEC pode ser proposta pelo Executivo ou por um terço dos deputados ou senadores, mas para Damous, o caminho para a convocação de um novo pleito passa pela coleta de assinaturas para que a proposta ganhe força antes de ser encaminhada ao Congresso. “Eu vou defender isso dentro do PT e acredito que o PT vai defender também. Nós vamos conviver com um golpe? Não”, afirmou. “Lhe garanto uma coisa. Esse Governo ilegítimo do Temer não governará”. A própria presidenta afirmou, em conversa com jornalistas durante a semana, "respeitar" uma solução como a da antecipação do pleito. Na votação do impeachment pela Câmara, no domingo, cinco deputados aproveitaram seu tempo ao microfone do plenário para defender a convocação de novas eleições.

O trâmite para a aprovação de uma PEC, no entanto, é longo. Após a proposta ser apresentada, ela precisa ser analisada por uma comissão especial da Câmara onde deve ser aprovada por unanimidade, antes de ser votada pelo plenário. Posteriormente, a proposta ainda precisa passar por votação em dois turnos no Senado. Levando em conta que o Congresso tem sido hostil com as proposições vindas do Planalto, é provável que haja uma grande rejeição à PEC.

Sibá Machado (PT- PI), ex-líder do Governo na Câmara, acredita que “se chegar o momento da condução de Michel Temer à cadeira de presidente e Eduardo Cunha como vice”, deverá haver o crescimento “de um movimento na população e entre os parlamentares reivindicando novas eleições”. Mas o petista avalia que ainda é cedo para discutir a questão, uma vez que o impeachment ainda precisa ser votado no Senado, e diz que não é possível garantir que o PT encamparia essa bandeira. “Quem começou com essa conversa foi a Marina Silva, porque o quadro político não lhe era favorável”, afirma. O senador Lindberg Farias (PT-RJ), afirmou que a questão da PEC ainda não foi discutida internamente no PT, mas poderia ser uma possibilidade "caso seja consumado o golpe, caso se instale um Governo ilegítimo do Michel Temer".

A deputada Maria do Rosário (PT-RS), afirma que ainda é cedo para discutir o pedido de eleições antecipadas. “Acho precoce [falar em PEC], ainda tem muito jogo no Senado, estou confiante que vamos derrubar esta tentativa de golpe”, afirma a parlamentar. “Mas a solução propostas pelo Damous poderá ser pensada porque ninguém reconhece Temer como presidente, nós não o chamaremos de presidente”.

"Sonho de uma noite de verão"

“Existe zero chances [da PEC avançar], é um sonho de uma noite de verão deles. O que o PT tem de aliados no Congresso? PDT, PC do B e o PSOL. É pouca base para aprovar algo dessa magnitude”, afirma o cientista político da Universidade de Brasília David Fleischer. Para o professor, a situação seria ainda mais complicada para os petistas tendo em vista o risco de que haja uma debandada dos integrantes da legenda caso o Senado aprove o impeachment. “Muitos parlamentares do PT que são ficha-limpa devem sair para criar uma nova legenda e se desvincular da crise”, afirma. O PMDB, detentor de uma das maiores bancadas no Congresso, também seria um empecilho à aprovação da medida.

Claudio Couto, cientista político da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, concorda com Fleischer. “Acho muito improvável [aprovar uma PEC dessas], haveria uma possibilidade se a presidente tivesse saído vitoriosa na votação deste domingo. Com a derrota, ela não tem condições nenhuma”, afirma o professor. De acordo com ele, a mera tentativa de convocar eleições após a aprovação do impeachment seria vista pelos parlamentares como uma tentativa de “driblar” e “reverter” o resultado da votação no plenário. “Eu imagino que haveria até mesmo um questionamento ao Supremo, sobre a constitucionalidade de antecipar as eleições”.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_