_
_
_
_
_

Votação do impeachment de Dilma: as etapas do processo até a sessão da Câmara neste domingo

Começa sessão que define se a presidenta cometeu crime de responsabilidade No próximo dia 17, os deputados votam a sua destituição

O processo de impeachment da presidenta Dilma Rousseff foi aberto oficialmente na manhã desta sexta-feira, com a sessão que começa no plenário para discutir o parecer do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), recomendando a abertura do processo de impeachment. O parecer foi aprovado nesta segunda pela maioria dos deputados que integravam a Comissão Especial por um placar de 38 a 27. Até domingo, os autores do pedido aceito pelo presidente da Câmara, a defesa do Governo e deputados se manifestam. Veja as etapas até a votação, marcada para a tarde de domingo.

A presidenta Dilma Rousseff
A presidenta Dilma RousseffE.Peres (AP)

Veja quais são as etapas que serão seguidas até a votação, que acontece neste domingo

Sexta – ACUSAÇÃO e DEFESA

Mais informações
Votação do impeachment de Dilma
Começa o segundo impeachment da democracia
Prestes a perder guerra do impeachment, Governo Dilma negocia votos um a um

O processo de impeachment de Dilma começa, oficialmente, nesta sexta, às 8h55, .

Os primeiros a falar são os autores do pedido do impeachment. Os juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Jr. e Janaína Paschoal terão 25 minutos para expor seus argumentos. Na sequência, a defesa de Dilma terá 25 minutos para responder às acusações— se quiser, ela pode inclusive se defender pessoalmente.

Os próximos a se manifestar são os 25 líderes de partidos, por até uma hora, seguindo a ordem da maior para a menor bancada. Eduardo Cunha espera terminar essa parte do procedimento na madrugada de sábado, se necessário.

Comentários? Participe pela nossa fanpage

Sábado – MANIFESTAÇÃO DE DEPUTADOS

No sábado, às 11h, começam os debates individuais. Os deputados inscritos na véspera terão três minutos cada para se manifestar. Isso também deve levar o dia inteiro e pode entrar pela madrugada de domingo.

Domingo – 10 SEGUNDOS PARA VOTAR NA CÂMARA

1) O início da votação está previsto para ocorrer entre 15h e 16h. Cada deputado terá apenas 10 segundos para manifestar o seu voto ao microfone. Segundo Cunha, o processo deve durar quatro horas e a votação terá terminado até as 21h. Antes deles, às 14h, começam a contar os 25 minutos que o relator Jovair Arantes tem para se pronunciar. Os líderes falam em seguida.

Quais deputados votam primeiro?

A ordem de chamada dos deputados ganha importância pela pressão intrínseca ao processo. Se mais gente votar contra ou a favor no início da votação, pode influenciar os votos seguintes. Cunha queria começar pelos deputados do sul, mais hostis à Dilma, e deixar os do Nordeste, mais favoráveis a ela, para o final. Mas cedeu aos pedidos para que seguisse um critério mais equilibrado, muito embora tenha deixado os nordestinos para o final.

Desta forma, os primeiros deputados a votar serão da região Norte e do Sul, começando pelos Estados de Roraima, e na sequência vêm os do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amapá, Pará, para então começar os deputados de outras regiões. Serão chamados por ordem alfabética segundo seus Estados.

Assim, o primeiro voto será de Abel Mesquita Júnior (DEM-RR), mais conhecido como Abel Galinha, favorável ao impeachment.

Na ordem, serão:

1) Roraima

2) Rio Grande do Sul

3) Santa Catarina

4) Amapá

5) Pará

6) Paraná

7) Mato Grosso do Sul

8) Amazonas

9) Rondônia

10) Goiás

11) Distrito Federal

12) Acre

13) Tocantins

14) Mato Grosso

15) São Paulo

16) Maranhão

17) Ceará

18) Rio de Janeiro

19) Espírito Santo

20) Piauí

21) Rio Grande do Norte

22) Minas Gerais

23) Paraíba

24) Pernambuco

25) Bahia

26) Sergipe

27) Alagoas

O público poderá acompanhar da Câmara?

O acesso à Câmara neste domingo é restrito aos parlamentares. Mas a capital do país aguarda manifestantes contra e a favor do impeachment que devem ocupar o gramado da Esplanada dos Ministérios, dividido por uma cerca.

Por que foi erguida uma cerca?

Para evitar conflitos num momento de forte polarização política. Ao contrário do impeachment de Fernando Collor em 1992, a presidenta Dilma tem apoio forte de setores da sociedade.

O que acontece depois?

O processo segue para o Senado, que deve criar uma Comissão Especial encarregada de dar parecer à autorização da Câmara para que se instaure o processo nessa casa. O debate se estende durante o mês de maio, que pode marcar a votação para o dia 12.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_