_
_
_
_
_

Qual é a cor desta jaqueta (sim, de novo)?

Para algumas pessoas, é azul e branca, para outras, preta e marrom – e há mais opções

Héctor Llanos Martínez
Mais informações
A febre dos vídeos de receita invade o Facebook
De que cor é este vestido?
Não me ligue, mande mensagem

Faz um ano que discutimos sobre o vestido branco e dourado / azul e preto. #Thedress, uma das mais intensas discussões virais da história, volta à baila na forma de jaqueta de abrigo (#thejacket). Como na vez anterior, foi no Tumblr, de novo, que surgiu a dúvida: azul e branca ou preta e marrom?

A usuária da conta poppunkblogger, que se identifica como Nina Penzo, lançou nesta sexta-feira a pergunta, já pedindo desculpa. “Lamento criar outro meme ao estilo do estilo do vestido azul/preto e branco/dourado, mas uma amiga minha tem esta jaqueta e diz que é branca e azul, mas para mim é preta e marrom. Por favor me diga o que você vê”, diz no post, com uma foto da peça.

“Nina, o que foi que você fez?” é a pergunta que todo mundo faz e é trazida para nós por outro usuário do Tumblr, dammitmichael. A adolescente de 16 anos, que vive na Califórnia, segundo seu perfil no Tumblr, demonstrou na ABC News sua surpresa pela reação ao post. O canal de TV norte-americano e meios de comunicação como o Buzzfeed foram os primeiros a publicá-lo, agindo como um trampolim para sua viralização nas redes sociais.

O cantor e youtuber Ricky Dillon foi um dos que mais deram impulso à discussão no Twitter, compartilhando a imagem. Sua mensagem chegou perto dos mil retuítes. Sua resposta, dada diante de seus 2,3 milhões de seguidores, é que é verde e marrom. A modelo Kylie Jenner (14,5 milhões de seguidores) foi de azul e branco.

O problema, desta vez, é que não há só duas opções. Alguns dos que comentam dizem ver na peça, que mostra claramente o símbolo da marca esportiva que a fabricou, outras combinações de cores, que não as originalmente propostas por Nina. Buzzfeed e o jornal britânico Daily Mail criaram enquetes para que seus leitores digam que cores veem na jaqueta. Quando este texto foi escrito, estava na frente no Buzzfeed a opção azul e branca, contra a verde e dourada do Daily Mail.

A primeira coisa a fazer é deixar claro que a cor da foto não é necessariamente a da jaqueta. É a da jaqueta com essa iluminação, nessa foto. Para explicar por que alguns veem uma imagem de forma tão diferente de outros, fizemos o mesmo exame de cores que uma usuária do Twitter fez usando o Adobe para tirar a dúvida em relação ao vestido. Nessa imagem é possível ver que o seletor de cores do Photoshop indica quais cores da paleta correspondem às partes selecionadas da imagem, com determinada iluminação.

Há um ano, perguntamos sobre as diferentes percepções de cor em relação ao vestido a Julio Lillo Jover, professor de ergonomia da Universidade Complutense de Madri. Na ocasião, ele explicou que em casos em que não haja informação espacial suficiente, como talvez aconteça nessas imagens, o cérebro compensa certos excessos e falhas da iluminação do ambiente. Todos nós compensamos cores, mas às vezes de maneiras diferentes.

Além disso, é preciso lembrar que no mundo físico não existem cores, e sim, luz. Os objetos absorvem parte do espectro eletromagnético e refletem o resto, que é o que vemos e nosso cérebro interpreta como cor. Como explica este artigo publicado pela BBC, nossa visão das cores começa nos fotorreceptores, que transformam a informação da luz em sinais elétricos, enviados ao cérebro.

Também por causa do famoso vestido, em fevereiro do ano passado analisamos o motivo de uma questão aparentemente simples ter dado a volta ao mundo. Entre os fatores que contribuem para uma imagem assim se tornar viral está o fato de gerar comoção (o assombro provocado por alguns dizerem que veem de certo jeito, e outros, de outro). Também se trata de uma questão que leva a interagir com os outros e emitir abertamente uma opinião (sobre um tema leve, que não cria grandes aborrecimentos num grupo). E, especialmente, estimula ao compartilhamento para saber a opinião dos outros: para o meme fazer sentido é preciso ter a participação do outro. A essas razões e outras se junta agora a existência de um predecessor viral de impacto mundial como o célebre vestido.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_