_
_
_
_
_
A pergunta que 'quebrou' a internet

De que cor é este vestido?

Mundo se divide entre os que enxergam o branco e dourado ou o preto e azul Postagem do Tumblr reunida pelo Buzzfeed provoca um fenômeno de tráfego viral

A usuária do Tumblr Swiked publicou na quarta-feira uma foto deste vestido, perguntando a seus seguidores se era branco e dourado, ou azul e preto. O Buzzfeed reuniu o debate na noite de quinta-feira e alguns comentários, que iam desde: “Se isso não é dourado, nada em minha vida faz sentido”; até: “Essa coisa mudou de cor na minha frente, como uma coisa assim pode acontecer?”.

Ou seja, a resposta não é tão óbvia, como mostra a pesquisa publicada na rede na manhã de sexta-feira, com 72% de votos a favor do branco e dourado, e a nada desprezível porcentagem de 28% para a outra combinação. A partir daí, a confusão foi geral.

1. A polêmica

Isto é o que o vestido provocouno Twitter, segundo Topsy.
Isto é o que o vestido provocouno Twitter, segundo Topsy.

As pessoas enlouqueceram comentando: discussões familiares, dúvidas sobre o daltonismo e times: #whiteandgold e #blackandblue. Se adicionarmos estas duas hashtags e #thedress, obtemos por volta de 700.000 tuitadas sobre o assunto. Em apenas dez horas. O assunto não ficou só nos Estados Unidos: na manhã de sexta-feira já era trending topic também no Brasil (em português) e em espanhol (em várias partes do mundo). Aliás, no Twitter, a hashtag ganhadora também é dos que veem branco e dourado.

E, certamente, eclipsou outro grande assunto do dia: o das lhamas fugitivas.

2. O impacto

O artigo original do Buzzfeed já foi lido mais de 20 milhões de vezes e às 9h da manhã de sexta-feira (5h de Brasília), os seis temas mais lidos na lista de Trending do Buzzfeed eram sobre o vestido. De acordo com dados da rede publicados na CNN, no ápice do debate até 670.000 pessoas ao mesmo tempo estavam lendo sobre essa polêmica no Buzzfeed, aproximadamente 250.000 no celular. Jon Passantino, diretor-adjunto do site, anunciou no Twitter que a metade do tráfego da rede vinha desse texto. E publicam mais de 400 artigos por dia.

E mais, Amy Filmore, gerente sênior de projetos do Buzzfeed, pediu a seus redatores que não publicassem mais artigos, “por conta de uma carga elevada de tráfego”. Sim: o Buzzfeed, um site com 200 milhões de usuários por mês, tinha problemas para suportar todas as visitas. É normal que a autora do artigo original, Cates Holderness, afirme que “jamais esteve tão orgulhosa por iniciar, literalmente, milhões de discussões”.

Mas por que as pessoas ficaram tão malucas com um simples vestido? Fizeram essa pergunta na Vice a Neetzan Zimmerman, um dos maiores especialistas (e criadores) de conteúdo vital, ex-redator principal do Gawker, site norte-americano especializado nesse tipo de histórias. Zimmerman não lembra de nenhum meme que tenha crescido tão depressa, mas assegura que tem “todas as qualidades de um sucesso viral: é bobo, divide, é visual e eminentemente compartilhável”. Aliás, para ele o vestido é preto e azul.

3. A resposta

Certo, muito bem. Então, de que cor é o vestido? Este tweet nos dá muitos dados, começando pelo fato dificilmente discutível de que somos todos idiotas.

Na Wired e no Buzzfeed explicam mais detalhadamente. O original é o que está no meio.

E a diferença está em como nosso cérebro interpreta contextualmente a informação. Depende da iluminação da sala onde estamos, do contraste da tela e até mesmo se chegamos da rua ou de um quarto escuro. No Buzzfeed comparam o que está acontecendo com o vestido com essa famosa ilusão de ótica. Ainda que seja difícil acreditar, os quadrados A e B são da mesma tonalidade de cinza.

Wikipedia

A melhor conclusão foi feita por Matt Ford, diretor de informação nacional na The Atlantic, referindo-se tanto ao vestido como às lhamas. “Este foi o melhor dia do Twitter em sua história e foi um privilégio poder compartilhá-lo com todos vocês”.

Mas com certeza todas essas explicações não convencem você. Vamos votar...

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_