_
_
_
_
_

Após gravação de Delcídio, Romário se contradiz e admite conta na Suíça

Senador foi citado em gravação que aponta para aliança forçada com o prefeito do Rio O ex-jogador pede uma investigação do Ministério Público

O senador Romário, na Suíça.
O senador Romário, na Suíça.Facebook

O senador Romário voltou atrás sobre a conta no banco Suíço BSI. Em entrevista ao jornal O Globo, publicada nesta sexta-feira, ele admitiu pela primeira vez que foi correntista do banco. “Quando jogava na Europa, tive conta no BSI, só não sei o ano.” Romário disse ainda que não sabe se a conta foi realmente fechada e que é possível que ela ainda esteja aberta. As declarações vão contra tudo o que o senador vinha dizendo desde que a revista Veja publicou em 24 de julho a existência da conta. Na época, Romário foi até a Suíça e disse que “o banco admitiu que nunca tive vínculo com eles”. A revista voltou atrás e pediu desculpas ao político. Agora, a história toma um rumo totalmente diferente.

Em seu Facebook, o ex-atleta disse que nesta sexta-feira protocolou um ofício no Ministério Público pedindo para que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contate o Ministério Público Suíço para que seja instaurada uma investigação sobre a conta no banco suíço BSI. “A suposta fraude para me favorecer merece ser apurada e uma nova resposta deve ser dada a todos os cidadãos brasileiros, em especial aos cariocas e fluminenses que a mim confiaram o seu voto.” O problema para Romário seria não ter declarado o dinheiro que estava na conta (cerca de 7,5 milhões de reais) à Justiça Eleitoral, que mostrou que o ex-atacante possuía patrimônio de 1,312 milhão de reais em 2014, quando foi eleito senador pelo Rio de Janeiro.

Mais informações
Senador Delcídio irritou Supremo ao citar nomes de ministros em gravação
Lava Jato acaba com a impunidade histórica dos milionários do Brasil
PF prende Senador Delcídio do Amaral e banqueiro André Esteves

O assunto voltou à tona nessa semana porque Romário foi citado pelo senador Delcídio do Amaral (PT) em gravação feita pelo filho de Nestor Cerveró, Bernardo Cerveró, que levou para a prisão Delcídio e o CEO do Banco BTG Pactual, André Esteves. No diálogo, gravado por Bernardo em 4 de novembro, Delcídio do Amaral fala sobre uma reunião "estranha" em seu gabinete, naquele mesmo dia, com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, seu braço-direito e pré-candidato ao cargo em 2016, Pedro Paulo Carvalho, Romário e o senador Ricardo Ferraço. Segundo Delcídio, Paes aproveitou o encontro para informar ao senador, na frente de Romário, que os dois haviam fechado um acordo para que o ex-jogador desistisse da candidatura à prefeitura do Rio em 2016 e apoiasse Pedro Paulo. O motivo da aliança forçada por Paes, de acordo com Delcídio do Amaral, foi a suposta conta que Romário teria no banco Suíço BSI, divulgada pela revista Veja e depois desmentida pelo veículo diante da negativa do próprio banco, apresentada por Romário. O prefeito do Rio é irmão de Guilherme da Costa Paes, um dos diretores e sócio do BTG Pactual, que comprou o banco BSI em 2014 e a hipótese é que poderia ter usado o irmão para costurar o apoio do ex-jogador.

Uma foto foi tirada na ocasião, com todos os citados por Delcídio de mãos unidas, e começou a circular na quinta-feira nas redes sociais.

Depois da divulgação da gravação, Romário e Paes se contradisseram sobre a aliança para a prefeitura em 2016. Durante a inauguração do estádio de canoagem slalom na quinta-feira, no Complexo Esportivo de Deodoro, Paes confirmou o acordo com Romário. “Tenho um entendimento com o senador Romário. Se ele não se candidatar, ele vai apoiar o Pedro Paulo.” No dia anterior, porém, Romário tinha usado as redes sociais para negar apoio ao candidato de Paes: “Não é novidade para ninguém que o prefeito Eduardo Paes tem interesse que eu apoie o seu candidato à sucessão. Deixo claro que não tenho nenhum acordo com ninguém.”

Agora, a afirmação de que realmente teve conta no banco BSI se soma à série de desencontros e desmentidos que estão fazendo dessa história o capítulo mais conturbado da vida política de Romário. Novos desdobramentos deverão vir à tona em breve.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_