_
_
_
_
_

Dois jornalistas são assassinados a tiros ao vivo em TV nos Estados Unidos

Alison Parker e Adam Ward foram mortos a tiros durante a transmissão na Virgínia Vester Lee Flanagan, ex-colega das vítimas, se matou após os assassinatos

Momento em que o atirador dispara contra os jornalistas ao vivo.

Eram cerca de 6h45 (7h45 pelo horário de Brasília) desta quarta-feira na cidade de Moneta, no Estado da Virgínia, nos Estados Unidos. A repórter de TV Alison Parker entrevistava uma mulher ao vivo num local ao ar livre de um shopping center. A entrevistada falava sobre a importância de unir a comunidade para promover o desenvolvimento econômico quando, de repente, ouviram-se vários disparos. É o que revela a gravação do canal de TV local WDBJ-TV, associado à rede norte-americana CBS.

Vester Lee Flanagan
Vester Lee Flanagan

Parker começa a gritar. Em seguida, as imagens são confusas e mostram o chão do lugar em meio a novos disparos e gritos desesperados. Instantes depois, uma apresentadora atônita retoma a transmissão no estúdio do canal. Parker, de 24 anos, e Adam Ward, o cinegrafista de 27 que gravou a cena perturbadora, morreram na hora, informou a rede local da Costa Leste dos Estados Unidos.

O atirador foi identificado posteriormente como Vester Lee Flanagan, um ex-funcionário da emissora. Ele foi localizado pela polícia em uma estrada da região dirigindo um carro alugado. Ao ver os policiais,  segundo as autoridades da Virgínia, ele perdeu o controle do veículo. Foi encontrado dentro do carro com ferimentos do tiro que disparou contra si mesmo.

O diretor do canal, Jeffrey A. Marks, afirmou que Flanagan deixou de trabalhar há dois anos na rede, mas disse desconhecer a existência de ameaças contra os colegas. 

O atirador foi identificado como Vester Lee Flanagan, um ex-funcionário da emissora, que se suicidou após os crimes 

Pouco depois dos assassinatos, Flanagan - que nas redes sociais usou o nome Bryce Williams -, publicou um vídeo no Facebook do momento em que ele atira contra as vítimas. No Twitter, ele disse ainda ter apresentado uma queixa contra a emissora e acusou a repórter Alison Parker de ter feito "comentários racistas", o que pode ter motivado o ataque aos colegas. Flanagan mandou ainda uma carta de 23 páginas à rede ABC na qual, além da discriminação racial falava de discriminação sexual, por ser gay. Dizia ainda que sua "ira" chegou ao ponto máximo após a matança de nove negros em junho numa igreja da Carolina do Sul.

A mulher que era entrevistada ficou ferida. Trata-se de Vicki Gardner, diretora executiva da Câmara de Comércio da região de Smith Mountain Lake. O motivo da entrevista eram os 50 anos da instituição.

Mais informações
Mortes de negros nos EUA colocam a polícia sob os holofotes
Criminalidade aumenta em cidades dos Estados Unidos
Estados Unidos reabrem o debate sobre o controle das armas de fogo

Em 2013, último ano com dados disponíveis, 11.208 pessoas morreram em homicídios provocados por disparos nos EUA, segundo dados dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC). Isso equivale a uma média de 30 homicídios por dia e 3,5 mortos para cada 100.000 habitantes.

O caso causou comoção entre outros jornalistas. O produtor Shawn Reynolds, da RTV6, lembrou os colegas em sua conta de Twitter, publicando uma foto dos dois jornalistas sorrindo.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_