_
_
_
_

Brasil puxa crescimento do lucro global do Banco Santander

Instituição ganhou 1,72 bilhão de euros até março, um aumento de 32% em relação a 2014

José Antonio Álvarez e José García Cantera nesta terça-feira na apresentação de resultados.
José Antonio Álvarez e José García Cantera nesta terça-feira na apresentação de resultados.U. M

O Grupo Santander obteve lucro líquido de 1,72 bilhão de euros (5,42 bilhões de reais) entre janeiro e março de 2015, ou seja, 32% a mais do que no mesmo período do ano passado, em razão do incremento das receitas por uma maior atividade comercial, entre outros motivos. A operação brasileira teve a maior contribuição individual, o Santander Brasil respondeu por 21% do resultado global, seguido pelo Reino Unido, com 20% e pela Espanha, com 15%.

Em um comunicado enviado nesta terça-feira à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV), o banco explica que esse incremento do lucro permitiu uma melhora da rentabilidade (ROTE) de 1,1 ponto, até 11,5%. O crédito aos clientes cresceu 14,3%, até 793,9 bilhões de euros, o que significa que o saldo de créditos aumentou em pouco mais de 100 bilhões num ano, segundo a instituição, que acrescenta que o crédito cresceu em todos os dez mercados principais onde o banco opera, com exceção de Portugal. Os depósitos dos clientes aumentaram 10,8% e somaram 687,3 bilhões de euros.

No Brasil, o Santander alcançou lucro líquido de 1,6 bilhão de reais no primeiro trimestre deste ano, o que representa alta de 14,4% em um ano e de 7,3% na comparação de três meses. A operação brasileira respondeu por mais de um quinto do resultado global. De acordo com o banco, a carteira de crédito ampla - volume de empréstimos feitos descontados os já pagos -, somou 324,7 bilhões, um aumento de 18% em um ano.

Mais informações
Lucro global do Santander cresce 39% com Brasil como maior contribuinte
Lucro do Banco Santander sobe 32% até o terceiro trimestre
100 dias de vertigem no Santander
Botín muda de surpresa o executivo-chefe do Santander

O índice de inadimplência no Santander Brasil acima de 90 dias ficou em 3%, uma queda de 0,8 ponto porcentual em relação ao outro ano.

O Banco Santander conseguiu em 2014 um lucro consolidado de 5,81 milhões de euros, ou seja, um aumento de 39% em relação às contas de 2013.

Em 7 de abril, a instituição, presidida por Ana Botín, superou pela primeira vez em sua história os 100 bilhões de euros de valor em Bolsa, com o que se posicionava como primeiro banco da zona do euro por capitalização em bolsa. Entre as empresas espanholas, esse é um número que até agora somente tinha sido alcançado pela Telefónica.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_