_
_
_
_
_

Camarões acusa Boko Haram de sequestrar 80 pessoas

O Governo e o Exército camaroneses atribuem à seita radical o ataque a dois povoados

Captura de um vídeo da seita islâmica radical Boko Haram gravado em julho passado
Captura de um vídeo da seita islâmica radical Boko Haram gravado em julho passadoAFP

A seita radical Boko Haram estende seus ataques ao norte de Camarões. É o que afirmam fontes do Governo e do Exército camaroneses, que acusaram a milícia islâmica que semeia o terror na Nigéria de atacar neste domingo várias aldeias de seu território e de sequestrar cerca de 80 pessoas, entre elas dezenas de crianças.

Durante o ataque às localidades de Mabass e Makxy, situadas no município de Tsanaga Mayo, no norte do país, morreram três pessoas e foram destruídas dezenas de casas, segundo confirmou o porta-voz do Governo, Issa Tchiroma.

Mais informações
EDITORIAL | Contra o Boko Haram
Por que nos mobilizamos pela França, mas nos esquecemos da Nigéria?
Boko Haram lança sua ofensiva mais letal no nordeste da Nigéria
Boko Haram sequestra cem pessoas em um povoado da Nigéria

“Segundo nossas primeiras informações, cerca de 30 adultos, a maioria deles pastores, e 50 jovens entre 10 e 15 anos de idade foram sequestrados”, afirmou uma fonte militar. Trata-se do maior sequestro registrado em solo camaronês desde que o grupo radical Boko Haram começou a realizar incursões a partir da vizinha Nigéria no ano passado.

A violenta campanha de ataques e atentados do Boko Haram, principalmente no noroeste da Nigéria, ceifou centenas de vidas nos últimos meses. A milícia liderada por Abubaker Shekau, que pretende instaurar uma espécie de califado regido pela sharia (lei islâmica) transformou o sequestro em outra de suas armas e mantém presas também mais de 200 meninas desde abril passado.

Em sua última ofensiva, no início de janeiro, o Boko Haram arrasou as povoações nigerianas de Baga e Doro Gowon. Segundo a Anistia Internacional, em dois ataques “devastadores” o grupo terrorista pode ter assassinado 2.000 pessoas, número que o Governo da Nigéria reduz a 150.

Em um vídeo divulgado este mês, o Boko Haram ameaçou fazer novos ataques em Camarões. Diante do aumento da violência na região fronteiriça, o Governo camaronês enviou novas tropas. Além disso, contingentes militares do vizinho Chade se deslocaram para o norte de Camarões para apoiar a luta contra o Boko Haram.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_