_
_
_
_
_

Tunísia elege um presidente laico e completa a transição à democracia

Ex-ministro Essebsi pretende modernizar o país onde começou a ‘primavera árabe’

Simpatizantes do Nidaa Tounes celebram a vitória, no domingo.Foto: reuters_live | Vídeo: Reuters / Reuters-Live
Javier Casqueiro

O veterano ex-ministro Beyi Caid Essebsi, de 88 anos, ganhou com mais de 11 pontos de vantagem as primeiras eleições democráticas para presidente na Tunísia, realizadas no domingo. O contundente resultado e a concentração de poder que seu partido alcançou fazem dele o líder que decidirá tudo no país onde nasceu a primavera árabe, há quatro anos. Com a eleição de Essebsi, a Tunísia completa a transição democrática que começou em 2011, com a queda do ditador Zine El Abidine Ben Ali, e que, ao longo deste ano, superou o desafio de aprovar uma nova Constituição e realizar eleições gerais e presidenciais totalmente democráticas, algo que outros países árabes que também protestaram contra seus ditadores em 2011 ainda não conseguiram, como o Egito, a Síria e a Líbia.

Mais informações
“Nem a ditadura nem o islamismo voltarão à Tunísia”
Tunísia suspende o estado de emergência três anos depois da ‘primavera árabe’
Mubarak é absolvido pela morte de manifestantes na Primavera Árabe

O Nidaa Tounes, partido criado por Essebsi há dois anos, apresenta como currículo e garantia de seu programa a longa carreira de seu líder. Sua ideologia é conservadora e secular, mas o político se declara discípulo de Habib Bourguiba, ditador que assinou a independência da Tunísia, ainda que seja uma versão atualizada e democrata.

Os números oficiais divulgados na tarde da segunda-feira deram vitória clara a Essebsi, com 55,8% dos votos (1.731.529), contra os 44,32% (1.378.513) obtidos pelo médico ativista dos direitos humanos Moncef Marzuki. O índice de comparecimento registrado nesse segundo turno foi de 59.04%, em comparação aos 64,4% do primeiro turno.

O porta-voz do Nidaa Tounes adiantou que agora o partido vai se dedicar a formar o novo Governo, “porque não há tempo a perder”, após ter conquistado, nas eleições legislativas de outubro, 86 assentos dos 217 em disputa.

Os partidários de Marzuki expressaram seu descontentamento nas ruas de algumas cidades do sul do país. Agora também poderão ser apresentados recursos que dilatariam em parte o processo para instalar esta nova fase da transição democrática na Tunísia. Analistas e os países vizinhos estão observando com muita atenção qual será o comportamento de Essebsi e alguns de seus colaboradores quando assumirem o poder. Durante a campanha ele foi questionado, principalmente, por representar a ameaça de uma possível volta ao passado e aos regimes ditatoriais de Ben Ali e de seu admirado Bourguiba.

Metas da transição

  • 14 de janeiro 2011. Ben Ali se exila na Arábia Saudita após semanas de manifestações, encerrando 23 anos de ditadura na Tunísia.
  • Outubro de 2011. O partido islâmico Ennahda, na clandestinidade durante a ditadura, obteve 40% dos votos nas eleições constituintes e assume o governo.
  • Agosto de 2013. A Assembleia Nacional Constituinte suspende as atividades parlamentares. O assassinato de dois líderes de esquerda agrava a tensão política. Um ano depois, o Estado Islâmico reivindica a responsabilidade por esses ataques.
  • Janeiro 2014. O Parlamento aprova a primeira Constituição da democracia tunisiana.
  • Outubro de 2014. O partido laico de Essebsi consegue a maioria no legislativo.

Essebsi não se acanha em se proclamar como um “produto da escola Bourguiba, mas não seu herdeiro”. Ele argumenta que naquela época, quando o patriarca chegou ao poder, a Tunísia tinha muitos analfabetos e pessoas vivendo na pobreza, e diz entender que o antigo líder teve que se aplicar “de maneira severa, mas honesta, para criar um Estado novo, generalizar a educação e a saúde, liberar as mulheres e erguer as bases do Estado”.

O novo presidente da Tunísia afirma que tem vários planos para acertar a situação política, econômica e diplomática do país. “Estou ciente disso e vou fazê-lo”, diz. Essebsi esteve no comando de vários ministérios durante 21 anos, como o das Relações Interiores e o das Relações Exteriores, tendo sido também embaixador em muitos países. Ele ainda exerceu cargos no Parlamento na gestão de Ben Ali. A base de sua ideologia é modernizar o Estado com pessoas bem preparadas, tecnocratas nos postos-chave de uma Administração do século XXI, como a dos países ocidentais. Ante o futuro, ele confia em obter resultados de um novo programa educativo para os jovens, batizado de “Esperança”, que atualize os critérios de aprovação.

A Tunísia vive de muito perto o fenômeno do terrorismo na região. Tem como vizinhos a Líbia, em pleno caos, e a Argélia, com grupos terroristas atuando próximo à sua fronteira. O Estado Islâmico acaba de ameaçar o país para que assuma a lei islâmica. Essebsi anuncia que será duro no trato interno. Para ele, a culpa da situação na Líbia é de Muammar Gaddafi, “que deixou armas para blindar 10 a 15 países”. O novo presidente pretende promover uma reunião em Tunes com os vizinhos atingidos pelo desastre líbio (o Egito, a Argélia, a própria Líbia, o Mali e o Níger), onde quer exercer o papel de árbitro. Ele defende evitar uma intervenção estrangeira.

Essebsi fundou o Nidaa Tounes há dois anos, ao lado de ex-dirigentes políticos, sindicalistas e intelectuais de centro, de direita e de esquerda, que se uniram principalmente para desbancar os islâmicos do Ennahada. Essa obsessão por erradicá-los mudou e agora é mais realista. Não quer governar com eles, porque seria difícil de processar isso junto a suas bases e seus eleitores, mas tampouco quer exterminá-los: “O Ennahada é uma realidade. Devemos organizar a vida juntos. A repressão sistemática a eles desde 1989 foi um erro. Eu, pessoalmente, garanto sua segurança. Devem exercer a política dentro da lei e assim como os demais”.

21 anos com Bourguiba

A idade de Beyi Caid Essebsi, de 88 anos, esteve presente no debate durante toda a campanha tunisiana. A seu favor, porque seus apoiadores e colaboradores não pararam de promover a sua experiência em todas as áreas. E também contra, porque os seus rivais lembraram que, por sua longevidade política, teve tempo para ser um ministro do ditador Habib Bourguiba por 21 anos, inclusive no Departamento de Interior durante a repressão que aconteceu depois do movimento estudantil em 1968. Uma entidade cívica agora o denunciou por seu envolvimento nas torturas. Ele desafiou qualquer um a provar essas acusações, que parecem não ter muito fôlego.

Essebsi, que cultiva um perfil de avô, só aceitou que, durante os 30 anos da era Bourguiba, o mandatário foi algumas vezes muito severo. Nenhuma autocrítica.

Quando Ben Ali derrubou Bourguiba e implementou seus 23 anos de poder absoluto, Essebsi se retirou um pouco da cena, dedicou-se à advocacia, viveu fora do país e só teve alguns cargos no Parlamento. Quando Ben Ali caiu, em janeiro de 2011, e foi necessário inventar um novo Governo provisório, foram buscá-lo. Essebsi tornou-se assim o primeiro presidente da Tunísia, neste período de transição. Foi ele que organizou as primeiras eleições no outono de 2011, vencidas pelos islâmicos do Ennahda. Em 2012 montou o Nidaa Tounes para derrotá-los nas urnas. E conseguiu, tanto no Parlamento quanto no Palácio de Cartago. Mas não esquece suas dívidas.

Quando foi perguntado recentemente se realmente pensava em recuperar a estátua equestre de Bourguiba para colocá-la em uma praça de Túnis, respondeu: “A avenida Habib Bourguiba sem Bourguiba não tem sentido. Se puder, vou organizar o seu regresso.”

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_