Seleccione Edição
Entra no EL PAÍS
Login Não está cadastrado? Crie sua conta Assine

Como lavar os cabelos sem água ou xampu e sem perder tempo

Existe um produto em sua despensa que remove a oleosidade do couro cabeludo sem precisar abrir o chuveiro. Faça você mesmo

Como lavar os cabelos sem água ou xampu e sem perder tempo

A oleosidade que se forma no couro cabeludo, também conhecida como sebo, exerce uma função protetora sobre nossa pele, uma vez que previne a desidratação e é capaz de proteger contra infecções bacterianas. No entanto, a produção excessiva de sebo pode dar ao cabelo um aspecto oleoso e sujo, tornando-se algo desagradável. A melhor solução para limpar completamente o couro cabeludo é tomar uma ducha e usar um xampu para remover a sujeira. Entretanto, existem atualmente no mercado várias propostas para mitigar esse excesso de oleosidade sem ter de lavar os cabelos diariamente e, assim, evitar danificá-los. São os chamados “xampus secos”, produtos cosméticos que geralmente são aplicados em forma de pó sobre a raiz e que funcionam absorvendo o excesso de sebo. Fabricar uma alternativa caseira para este tipo de xampu é muito simples. Você só precisa seguir os passos abaixo e usar como ingrediente principal dois punhados de arroz, já que o pó deste cereal é capaz de refinar a pele e remover o excesso de oleosidade sem ressecar ou irritar. De fato, é um dos principais componentes dos xampus secos comerciais.

1. Com a ajuda de um processador potente, triture o arroz até virar farinha. É essencial que o pó resultante seja bem fino para evitar que fiquem pedaços de arroz no cabelo. Para conseguir isso, você pode usar uma peneira. No entanto, se você achar difícil obter essa textura em casa, proponho uma alternativa: use farinha de arroz comercial ou amido de milho (maisena).

2. Uma vez obtido o pó, aplique-o por todo o couro cabeludo, na raiz dos cabelos, com a ajuda de um pincel de maquiagem.

3. Deixe agir por alguns minutos e escove os cabelos para remover o excesso. Você pode até passar rapidamente um secador para se certificar de que não restou nada.

4. Guarde o resto do produto em um recipiente fechado para aplicações futuras.

Com esta receita simples e natural, você evitará lavar os cabelos diariamente e conseguirá poupar alguns minutos por dia e, claro, algum dinheiro.

* Ana Campillo é bióloga e autora do blog Organicus.

MAIS INFORMAÇÕES