_
_
_
_
_

O primeiro contato de índios isolados no Acre, na fronteira com o Peru

Os indígenas foram gravados pela equipe da Fundação Nacional do Índio, Funai, há um mês

Índios no Acre, na fronteira com o Peru.Vídeo: Funai

A Fundação Nacional do Índio (Funai) divulgou um vídeo que mostra o primeiro contato com uma tribo indígena que, até agora, vivia isolada na fronteira do Brasil e Peru, no Acre. As imagens foram feitas há cerca de um mês pela equipe da Funai, mas só foram divulgadas agora, e publicadas inicialmente em exclusiva pelo Blog da Amazônia, do portal Terra.

No vídeo, o grupo de índios isolados gritam e fazem gestos, para mostrar que estavam com fome. Eles traziam arcos e flechas, e um dos índios portava uma espingarda, provavelmente obtida em contato prévio com madeireiros na fronteira com o Peru. Algumas cenas mostram os índios e a equipe da Funai tentando se entender.

Segundo a Funai, esse grupo que vivia isolado encontrou a tribo ashaninka enquanto fugiam do Peru, onde estão ameaçados pelos narcotraficantes e madeireiros. Os índios ashaninka entraram em contato com a Funai para que pudessem ajudar a estabelecer o contato com os recém-chegados.

Segundo dados de 2013, na última década foram assassinados 560 índios no Brasil, um aumento de 168% em relação ao período 1995-2002. Em 2013, 53 índios foram assassinados em todo o país, segundo um relatório do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), ligado à Igreja Católica. Em 2012 foram 60 mortos e o ano anterior, 51.

As etnias indígenas representam uma população de mais de 810.000 pessoas, segundo o censo de 2010. No Peru, mais de quatro milhões de habitantes são indígenas, segundo o censo de 2007. Dezoito povoados da Amazônia peruana estão em situação de isolamento voluntário ou de contato inicial, informa Jacqueline Fowks.

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_