Glee

Achado o corpo de Naya Rivera, atriz de ‘Glee’, em um lago da Califórnia

As equipes de resgate recuperam o corpo da atriz de 33 anos de idade, cinco dias após ela desaparecer enquanto andava de barco com o filho de quatro anos

Naya Rivera, em um evento em Los Angeles em maio de 2012.
Naya Rivera, em um evento em Los Angeles em maio de 2012.Chris Pizzello / AP

Naya Rivera, uma atriz de 33 anos conhecida pelo papel da líder de torcida Santana na série musical Glee, foi encontrada morta. O xerife do condado de Ventura, ao norte de Los Angeles, confirmou a morte na manhã desta segunda-feira, após cinco dias de busca no corpo nas águas do lago Piru, onde ela desapareceu na quarta-feira, 8 de julho, enquanto navegava com seu filho, Josey, de quatro anos de idade.

"Um corpo foi encontrado no lago Piru esta manhã", anunciou o xerife do condado de Ventura, pouco depois das 9h30 da manhã desta segunda-feira (por volta de 13h30 no horário de Brasília). Uma coletiva de imprensa sobre o caso estava marcada para a tarde.

O rastro de Naya Rivera foi perdido na tarde de 8 de julho. Durante esse dia, ela alugou um pequeno barco, para navegar com o filho nesta popular área recreativa, a cerca de 90 quilômetros de Los Angeles. Nesse dia a polícia recebeu a informação de que outra embarcação havia encontrado um garoto de quatro anos sozinho e dormindo em um barco no meio do lago. Quando lhe perguntaram como foi parar ali, ele respondeu que estava nadando com a mãe, mas que ela não havia voltado ao barco. No dia anterior, Rivera havia postado em suas redes sociais uma mensagem com o filho ―fruto de seu casamento com Ryan Dorsey―, em que se lia: “Só nós dois”. É a sua última mensagem.

A busca envolveu mais de 100 funcionários de vários departamentos próximos, assistidos por barcos e helicópteros. A única pista que tinham eram imagens de uma câmera de segurança mostrando Rivera e seu filho alugando o barco por volta das 13h de quarta-feira. A descoberta do corpo ocorreu depois que os investigadores tiveram acesso a uma foto que a atriz mandou por texto cerca de 90 minutos antes de desaparecer, na qual estava perto de uma caverna na parte norte do lago. Isso levou as buscas a se concentrarem em torno dessa caverna, onde o corpo foi achado.

Durante os dias de busca, a polícia não quis fornecer muitas informações sobre Rivera, mas desde o dia seguinte esclareceu que era uma operação de resgate de um corpo, ou seja, considerava desde o início a hipótese de que ela estivesse morta. A atriz, segundo o xerife de Ventura, Kevin Donoghue, "tinha experiência em navegar no lago". É permitido nadar ali, já que não existem tantos perigos como em outras áreas de águas abertas, mas, "às vezes, a água fica muito fria e pode ocorrer situação de hipotermia", explicou o xerife há alguns dias. Donoghue também contou então que "os investigadores acreditam que Rivera se afogou no que parece ser um acidente trágico". As autoridades deixaram claro que encontrar o corpo poderia ser uma tarefa longa e difícil, que levaria semanas ou até meses se ele estivesse preso nos restos do fundo do lago.

Naya Rivera ficou famosa graças ao papel de Santana López, que ela interpretou entre 2009 e 2015 na série Glee, criada por Ryan Murphy. Após sua passagem de sucesso na série, Rivera teve papéis em séries como Devious Maids e Step Up: High Water, e manteve sua popularidade sem alcançar papéis importantes. Californiana com raízes em Porto Rico, o papel em Glee foi sua atuação de maior destaque. Na série ela fez bons amigos que manteve por toda a vida, como a atriz Heather Morris, que interpretava sua companheira loira Brittany e que nos últimos dias declarou em suas redes sociais que colocaria à disposição “todos os meios possíveis” para ajudar nas buscas de Rivera.

A atriz se casou em julho de 2014 com o ator Ryan Dorsey, conhecido por seus papéis em séries como Vampire Chronicles (Crônicas Vampirescas), Ray Donovan e Bosch. Ficou famosa a briga que tiveram em novembro de 2017, quando ela o agrediu fisicamente e acabou presa por isso. Depois que Dorsey chamou a polícia, Rivera foi detida e deixou a delegacia após pagar fiança de 1.000 dólares (5.400 reais). O casal se divorciou em junho de 2018.

A tragédia de Rivera é a última das que envolveram os componentes da série Glee. Em 2013, morreu um de seus principais protagonistas, Cory Monteith, namorado na vida real da também atriz da série Lea Michele, a mais conhecida do elenco. Monteith faleceu há exatamente sete anos. Tinha 31 anos e um longo histórico de dependência química. Um ano depois, Matt Bendik, o namorado de Becca Tobin, que na série interpretava Kitty, foi encontrado morto em um hotel na Filadélfia. Bendik morreu aos 35 anos, de ataque cardíaco causado, em parte, pelo estresse que sofreu ao expandir seus negócios. A penúltima das tragédias ocorreu em 2018 com Mark Salling, outro dos artistas da série, encontrado morto no início desse ano. Salling se declarou culpado de posse de pornografia infantil em outubro de 2017.

Mais informações