_
_
_
_

Nobel de Medicina premia David Julius e Ardem Patapoutian pelos “receptores da temperatura e do tato”

Júri do Instituto Karolinska, de Estocolmo, destaca que as descobertas “permitiram entender como o calor, o frio e a força mecânica podem gerar impulsos nervosos que nos permitem perceber o mundo”

Thomas Perlmann, secretário dos prêmios Nobel (no púlpito), anuncia os premiados em Medicina. Na mesa: David Julius (à esquerda) e Ardem Patapoutian.
Thomas Perlmann, secretário dos prêmios Nobel (no púlpito), anuncia os premiados em Medicina. Na mesa: David Julius (à esquerda) e Ardem Patapoutian.JONATHAN NACKSTRAND (AFP)
Nuño Domínguez

O júri do Instituto Karolinska de Estocolmo concedeu nesta segunda-feira o Prêmio Nobel de Medicina a David Julius e Ardem Patapoutian por “sua descoberta dos receptores da temperatura e do tato”.

As descobertas dos dois premiados “nos permitiram entender como o calor, o frio e a força mecânica podem gerar impulsos nervosos que nos permitem perceber o mundo ao nosso redor e nos adaptar a ele”, afirma o comunicado da Academia de Ciências da Suécia.

O norte-americano David Julius, 66 anos, fisiologista da Universidade da Califórnia, usou a capsaicina, um composto das pimentas picantes, para identificar o sensor das terminações nervosas na pele que respondem ao calor.

Ardem Patapoutian, de 54 anos, é um biólogo e neurocientista armênio criado no Líbano e atualmente cidadão norte-americano. Ele descobriu os sensores celulares da pele e também dos órgãos internos que respondem à pressão.

Os pesquisadores já haviam ganhado a última edição do Prêmio Fronteiras do Conhecimento, da Fundação BBVA da Espanha, dotado de 400.000 euros (2,15 milhões de reais).

As descobertas destes dois cientistas foram fundamentais para entender como o calor, o frio e o tato geram sinais no sistema nervoso e têm importantes aplicações no tratamento da dor e de muitas doenças.

No ano passado, o prêmio foi concedido aos cientistas norte-americanos Harvey J. Alter e Charles M. Rice, assim como para o britânico Michael Houghton, pelo descobrimento do vírus da hepatite C. Antes dos avanços do Alter, Rice e Houghton, conheciam-se os vírus das hepatites A e B, mas a maioria dos casos originados por transfusões sanguíneas permaneciam sem explicação, conforme destacou o júri no ano passado. “O descobrimento do vírus da hepatite C revelou a causa dos casos de hepatite crônica restantes e possibilitou analisar o sangue e desenvolver novos medicamentos que salvaram milhões de vidas”, disseram os cientistas do Instituto Karolinska.

O prêmio está dotado de nove milhões de coroas suecas (5,52 milhões de reais). O anúncio abre a rodada de anúncios deste ano, que prossegue na terça-feira com o prêmio de Física, na quarta-feira com o de Química, na quinta-feira com o de Literatura, na sexta-feira com o da Paz e, finalmente, o de Economia, a ser anunciado na segunda-feira da semana que vem.

Inscreva-se aqui para receber a newsletter diária do EL PAÍS Brasil: reportagens, análises, entrevistas exclusivas e as principais informações do dia no seu e-mail, de segunda a sexta. Inscreva-se também para receber nossa newsletter semanal aos sábados, com os destaques da cobertura na semana.

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo

¿Quieres añadir otro usuario a tu suscripción?

Si continúas leyendo en este dispositivo, no se podrá leer en el otro.

¿Por qué estás viendo esto?

Flecha

Tu suscripción se está usando en otro dispositivo y solo puedes acceder a EL PAÍS desde un dispositivo a la vez.

Si quieres compartir tu cuenta, cambia tu suscripción a la modalidad Premium, así podrás añadir otro usuario. Cada uno accederá con su propia cuenta de email, lo que os permitirá personalizar vuestra experiencia en EL PAÍS.

En el caso de no saber quién está usando tu cuenta, te recomendamos cambiar tu contraseña aquí.

Si decides continuar compartiendo tu cuenta, este mensaje se mostrará en tu dispositivo y en el de la otra persona que está usando tu cuenta de forma indefinida, afectando a tu experiencia de lectura. Puedes consultar aquí los términos y condiciones de la suscripción digital.

Mais informações

Arquivado Em

Recomendaciones EL PAÍS
Recomendaciones EL PAÍS
_
_