Seleccione Edição
michael jackson

Os sapatos antigravidade de Michael Jackson e outras 14 invenções geniais patenteadas por famosos

15 fotos

Da camiseta para coçar melhor as costas até o apoio que permite fazer solos de guitarra de forma mais confortável. O gênio criativo de alguns artistas não tem fim

  • michael jackson inventos famosos
    1Francis Ford Coppola – Camiseta para coçar melhor as costas Esta criação curiosa do cineasta é simples: a camiseta exibe um mapa com números nas costas e o mesmo mapa em miniatura no bolso da frente. Assim, se você precisar que cocem as suas costas, só precisa dizer: “Pode me coçar no ponto 19, por favor?” A patente é de 2005.
  • michael jackson inventos famosos
    2Jamie Lee Curtis – Fralda com bolso interior para lenços úmidos Em 1987, a atriz Jamie Lee Curtis se cansou de levar as fraldas num lugar e os lenços úmidos no outro, já que precisamos de ambos para trocar bem o bebê. Então inscreveu a patente desta invenção, aprovada um ano depois, em que os lenços úmidos são alojados num compartimento dentro da fralda, feito com um material suave para garantir o conforto do neném. Entendemos que os lenços eram extraídos da fralda nova com a retirada da velha.
  • michael jackson inventos famosos
    3Hedy Lamarr – Sistema de comunicações secretas A atriz Hedy Lamarr, conhecida por interpretar Dalila em 'Sansão e Dalila', entre outras produções, também era inventora. A prova é este sistema de comunicação secreta que ela patenteou em 1941, em plena Segunda Guerra Mundial. As virtudes da engenhoca, diz o texto da patente, é que era fácil de usar, mas ao mesmo tempo difícil de decifrar. Consiste em emissor e um receptor de rádio que recebia a mensagem numa frequência diferente e aleatória em cada ocasião, de forma que o inimigo nunca saberia a frequência utilizada na transmissão.
  • michael jackson inventos famosos
    4Marlon Brando – Tambor “sintonizável” O ator norte-americano criou este tambor que podia ser afinado por um tensor circular unido ao material que o cobria. A pessoa podia então aumentar ou diminuir a pressão, sintonizando diferentes registros musicais. A patente é de 2001.
  • michael jackson inventos famosos
    5Steve McQueen – Revestimento ergonômico para assentos Conhecido como ‘The King of Cool’, o ator de 'Procurado Vivo ou Morto' ficou impressionado com as longas horas de gravação do filme que recriava a mítica corrida de resistência de 24 horas em Le Mans. Tanto que, no mesmo ano em que a gravação terminou, 1970, ele patenteou essa estrutura em forma de cesta para os assentos. Entendemos que o objetivo era torná-los mais confortáveis. Só não sabemos se alguém chegou a usar.
  • michael jackson inventos famosos
    6Eddie Van Halen – Apoio para solos de guitarra O solo de guitarra na música ‘Eruption’ da banda Van Halen, uma das pioneiras do heavy metal e que ele integrava com o irmão, é considerado um dos melhores e mais difíceis da história. Nele, Eddie introduziu no rock o ‘tapping’, uma técnica de guitarra em que a mão que segura a palheta é usada também para pressionar as cordas contra o braço do instrumento. Para aplicá-la de forma mais simples, e sem a necessidade de sentar, o músico inventou em 1985 uma peça que, acoplada na parte traseira da guitarra, permitia apoiá-la contra o corpo para que não se mexesse.
  • michael jackson inventos famosos
    7Steve Spielberg – Aparelho para mudar a direção do ‘travelling’ O diretor e produtor norte-americano a href="https://patents.google.com/patent/USD401951" rel="nofollow" target="_blank">patenteou em 1997 este pequeno objeto que, instalado sobre o trilho onde a câmera desliza durante uma cena, permite mudar de direção e orientação de forma suave e sem precisar parar de gravar.
  • michael jackson inventos famosos
    8Kanye West – Telas ao redor do espectador O rapper, produtor e estilista (num resumo rápido de suas habilidades) Kanye West patenteou em 2012 um sistema de projeção audiovisual em que as telas são dispostas não só à frente, mas também nas paredes laterais, no teto e no chão, gerando uma sensação de imersão no espectador. Pode ser usado em salas de cinema ou em instalações artísticas onde o visitante se encontra dentro de uma caixa mágica. De fora, a disposição das telas adquire uma forma piramidal, que a patente oferece em diversos tamanhos e soluções. Ok, mas não eram suficientes as telas do Futuroscope?
  • michael jackson inventos famosos
    9Michael Jackson – Sapatos antigravidade Durante décadas, o mundo inteiro se perguntou como faziam Michael Jackson e seus bailarinos para se inclinarem 45 graus sem dificuldade. Há um ano, jornais revelaram que cientistas haviam decifrado o enigma, mas a verdade é que o truque foi patenteado em 1992. Trata-se de sapatos que sustentam parte da perna, para que a pessoa possa se inclinar com mais comodidade. E ainda têm um encaixe no calcanhar que se apoia à outra parte da estrutura, situada no chão do palco, quando a pessoa desliza o sapato. Isso explica por que os dançarinos deslizavam tanto os pés. O resultado, como descreve o próprio cantor no documento: “O sapato permite que a pessoa se incline para frente além do ponto de gravidade.”
  • michael jackson inventos famosos
    10Cristóbal Balenciaga – Sistema para fazer meias Balenciaga, estilista de alta costura que produziu peças modernas e de uma elegância que fez vibrar a alta sociedade dos anos sessenta no mundo inteiro, patenteou em 1964, além de suas inconfundíveis criações, um sistema para costurar meias de forma mais rápida e simples (e também as meias fabricadas com esse método). O sistema consistia em colocar a meia num tubo e arrematar o ponto de modo que a costura ficasse localizada na ponta do pé. Isso a tornava praticamente invisível e não machucava a sola do pé de quem a usasse.
  • michael jackson inventos famosos
    11Neil Young – Trem elétrico de brinquedo mais real As patentes que os famosos registraram ao longo da vida dão pistas sobre seus gostos secretos. No caso do músico e compositor Neil Young, foram os trens de controle remoto. Em 2003, ele patenteou este modelo com luzes, fumaça, sons e uma série de avanços tecnológicos que melhoram a dinâmica e o movimento do trem, proporcionando uma experiência mais realista.
  • michael jackson inventos famosos
    12Prince – Um novo teclado portátil Os desenhos dos instrumentos que o rei do pop tocava em seus espetáculos eram tão futuristas e excêntricos quanto o seu estilo. Alguns ele mesmo projetou, como este teclado portátil patenteado em 1992.
  • michael jackson inventos famosos
    13Houdini – A roupa de mergulho fácil de tirar O mágico Houdini, mestre do escapismo e “o homem impossível de encerrar”, como diziam os cartazes que promoviam seus espetáculos, desenhou em 1917 esta roupa de mergulho “mais fácil de tirar”, dizia a documentação. O objetivo não era tanto surpreender o público com seu truque “ainda mais difícil”, mas garantir que um submarinista pudesse se desfazer rapidamente do traje em caso de emergência e chegar à superfície são e salvo. Embora ele talvez o utilizasse também em números de mágica.
  • michael jackson inventos famosos
    14Mark Twain – Sistema adesivo para álbuns O jornalista, escritor e humorista norte-americano projetou este sistema adesivo com base em mucilagem (de origem vegetal) ou qualquer outra substância com propriedades aderentes para livros de recortes. A pessoa devia umedecer as partes onde queria colar a foto, enquanto o resto ficava seco. Portanto, as páginas não aderiam entre si – desde que não fossem umedecidas por qualquer motivo alheio à sua vontade. Certo é que os álbuns adesivos evoluíram desde que Twain patenteou a invenção em 1873, mas aquele foi um primeiro passo necessário.
  • michael jackson inventos famosos
    15Zeppo Marx – Um ‘smartwatch’ de 1967 para medir a frequência cardíaca Zeppo é o menos conhecido dos irmãos Marx, pois apareceu apenas nos cinco primeiros filmes e sempre como um personagem mais romântico e sério, não tão engraçado, embora tivesse muito talento para o humor. Seus interesses teriam outro destino, e ele acabou ingressando na carreira de engenheiro. Entre suas invenções, inclui-se este aparelho medidor da frequência cardíaca patenteado em 1967. Por meio de sons e vibrações, o aparelho avisava quando a frequência se tornava irregular ou quando havia diferenças significativas nos batimentos das pessoas com doenças coronárias. Um precursor do ‘smartwatch’.